PRECONCEITO

Era tarde, e o Sol já dizia um breve adeus. Numa loja lotada, pessoas misturavam-se atraídas por preços, modelos e marcas. Coisas do capitalismo.

Até que gritos surgem de um lado da loja. Algo como: FOI VOCÊ QUEM PEGOU!

As acusações partiam de um lado, o lado sombrio, mas muito bem arrumado, cabelos lisos, maquiagem no rosto, uma postura de dar inveja. O outro lado era simples, era dócil, era negro.

Uma menina de cabelos encaracolados estava sendo acusada por roubo. Minutos antes uma bela bolsa foi ao chão, ela abaixou-se, juntou as coisas e entregou a dona. E foi acusada.

Acusada, apontada, humilhada. O celular não estava ali. Ou a dona achava que não estava. Mais fácil do que procurar foi acusar e ainda utilizar a mistura mais ridícula de palavras: FOI VOCÊ, ESTÁ NA CARA!

Aí eu pergunto: Está na cara ou na cor da pele? O que a fez pensar que uma pessoa mais escura, a mesma que a ajudou, seria capaz de tirar-lhe algo por causa da cor?

Na maior delicadeza de criatura educada, a menina escura retirou-se, de coração partido, com o peito aberto de ferimentos que quase nunca saram. Saiu. A humilhação é algo cortante para o ser humano. Deixou barato. Não devia. Mas deixou mais um monstro montado à solta.

Não quis justiça, só quis sair dali. Vários olhos te encaravam, mas não sabia ela que os olhos não a recriminavam. Eles uniram-se aos lábios e vaiaram aquela que a apontou. E a humilhação mudou de rumo. A monstra de salto alto saiu atordoada, vaiada e pequena. Bem pequena. Pois a inferioridade só existe para aqueles que não saber enxergar o mundo com outros olhos. Os que não sabem aceitar as diferenças. A esses, um sentimento: Pena. Que pena!

E antes que me esqueça: Cresçam!

 

 

Postado por: Letícia Marina

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza