PMDB deve adiar por mais 20 dias decisão sobre saída do governo

O PMDB poderá adiar por mais 20 dias, até o dia 12 de abril, a decisão sobre a saída do governo Dilma. O prazo, segundo um integrante da cúpula partidária, é para cumprir rigorosamente o que foi decidido na convenção nacional do PMDB, que aconteceu no dia 12 de março, e na qual ficou estabelecido o período de 30 dias para a tomada de posição. No entanto, o presidente da legenda, Michel Temer, resolveu encurtar o prazo porque ficou incomodado com a insistência da presidente Dilma Rousseff em nomear o peemedebista Mauro Lopes como ministro da Aviação Civil, sendo que a convenção havia proibido que integrantes do partido fossem nomeados para cargos no governo neste período de análise sobre o desembarque.

Na noite desta terça-feira, a cúpula do partido e senadores do PMDB se reunirão com Temer no Palácio do Jaburu para bater o martelo sobre o adiamento. Há resistências ainda por parte de peemedebistas mais próximos a Temer.

Pesa na transferência da data o fato de que o vice-presidente viajará para Portugal no próximo domingo, com previsão de chegada na terça-feira, em horário incerto.

— Temer não pode estar fora do país no momento em que tomaremos uma decisão como esta, de deixar o governo. Pode até estar eventualmente ausente da reunião, mas fora do Brasil não pode — disse um integrante da cúpula partidária, que complementou:

— A convenção definiu prazo de 30 dias, não menos do que isso. Esse tempo é importante para que o partido defina da forma mais unânime possível pela saída.

A presidente Dilma e o ex-presidente Lula estavam pessoalmente empenhados neste adiamento. Na avaliação do Palácio do Planalto, assim que o PMDB desembarcar, o cenário ficará ainda pior para o governo. Dilma pediu empenho aos sete ministros peemedebistas pelo adiamento e conversou nesta terça-feira com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), onde fez o mesmo apelo. Ao deixar a reunião com Dilma, o peemedebista sinalizou que é contra o rompimento do PMDB com o governo. Ele disse que seu partido não pode atuar para agravar a crise.

— Sou presidente do Congresso, não substituo o diretório do PMDB. Mas o PMDB, mais do que nunca, tem que demonstrar a sua responsabilidade institucional. Se o PMDB sair do governo, e eu digo isso com a autoridade de quem não participa do governo, se sair do governo e isso significar o agravamento da crise, é uma responsabilidade indevida que o PMDB deverá assumir — alertou Renan.

Além de Dilma, Lula também esteve nesta terça-feira com Renan e com o ex-presidente José Sarney. Na conversa, segundo relatos, defendeu uma reconstrução da relação do governo com o PMDB e pediu apoio contra o impeachment.

O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), vinha defendendo o adiamento da decisão sobre o desembarque. Segundo ele, há divergência entre peemedebistas sobre a decisão e o tempo poderia ajudar a garantir a unidade do partido.

— Mais importante que tomar um caminho A ou B é que ele não sirva para rachar o partido, mais para unir. defendo o adiamento para meados de abril, mantendo os 30 dias que foram decididos. O tempo, neste momento é benefício para a unidade — disse Picciani.

Segundo Picciani, a bancada do Rio ainda não definiu como se posicionará, mas terá a decisão se a antecipação para o dia 29 for mantida:

— Mas defendo adiar porque o tempo permite que o partido não saia rachado da decisão.

 

O Globo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza