Petrobras adia divulgação de plano de negócios

Produção de petróleo: Plano deve conter estratégias de negócios para os próximos cinco anos.

Produção de petróleo: Plano deve conter estratégias de negócios para os próximos cinco anos.

A Petrobras adiou ontem a divulgação das estratégias de seus negócios futuros e do corte de investimentos em seu Plano de Negócios para os próximos cinco anos. Reunido por cerca de nove horas, o conselho de administração da petroleira debateu os temas previstos na pauta, como a revisão do contrato de cessão onerosa e possíveis desinvestimentos – mas nenhuma decisão foi anunciada após o término do encontro. Segundo fontes ligadas à empresa, a intenção é divulgar um comunicado com informações da reunião na segunda-feira.

O mercado aguardava a definição de metas de produção e redução de endividamento como sinalização para retomada da confiança na estatal – abalada desde a revelação dos escândalos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato. Apesar da expectativa, os integrantes do colegiado já indicavam ao longo da semana que poderia não haver consenso sobre o tamanho de corte de aportes.

A estatal elaborou diferentes cenários para os investimentos da companhia entre 2015 e 2019, com reduções que variavam entre 25% e 40%, de acordo com variáveis como cotação do petróleo, variação cambial e geração de caixa. Se confirmado, o investimento ficaria abaixo da casa dos US$ 200 bilhões pela primeira vez desde 2009. Também era aguardado um maior detalhamento sobre possíveis vendas de ativos e sobre a reestruturação administrativa da companhia, mas as dúvidas persistem.

Para analistas, o adiamento poderá gerar maior volatilidade nas ações da petroleira no próximo pregão das bolsas de valores. Ontem, as ações da companhia fecharam com ganho médio de 4,7% da BM&FBovespa. O resultado foi influenciado por declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de que “corrigiria” aspectos do marco regulatório do pré-sal. Ele defendeu a retirada da obrigatoriedade de a Petrobras ter pelo menos 30% de participação em todos os consórcios.

Para o consultor Walter de Vitto, o adiamento não é “decisivo” para o futuro da empresa. “O importante são as medidas a serem anunciadas – para isso, teremos que aguardar”, contemporizou. O analista Flávio Conde, do blog WhatsCall, avalia que “não sair corte é pior do que sair um corte pequeno”. “Eles (a diretoria) tiveram tempo suficiente para chegar numa conclusão para convencer os conselheiros. Se não conseguiram, é porque alguma coisa não saiu dentro do esperado”, completou. Para Conde, agora o mercado vai querer saber quais as propostas de redução nos investimentos e como cada conselheiro votou.

Já Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (Cbie), a indefinição revela as dificuldades da atual administração para encontrar soluções para a fragilidade financeira da companhia. “É um sinal de que esse mandato não é independente, que não há estratégia para tirar a Petrobras da situação em que se encontra. Se o conselho tivesse liberdade, já teria cortado e feito reajuste de preços”, afirmou.

Pendências

A apresentação do Plano de Negócios era aguardada desde maio e encerraria as pendências deixadas pela gestão da ex-presidente Graça Foster, fortemente abalada pelos casos de corrupção na empresa. A ex-presidente e toda sua diretoria deixaram a companhia em fevereiro, sem a divulgação dos relatórios financeiros auditados do terceiro e quarto trimestre de 2014, ou a definição do     plano de negócios da companhia diante da nova realidade do setor, com cotações internacionais na metade do valor negociado nos últimos anos, de US$ 100 por barril.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza