Parnamirim e Caicó serão palco de exercício de guerra aérea entre países

A Cruzex Flight 2013, que reunirá 90 aeronaves do Brasil e de mais oito países nas Bases Aéreas de Parnamirim e do Recife, de 4 a 15 de novembro, terá direção exclusiva da Força Aérea Brasileira.

Assim ficou decidido, esta semana, num encontro de militares do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela, na Base Aérea de Parnamirim. Será o maior exercício de guerra aérea da América Latina, para “treinar estratégias e táticas da guerra aérea moderna no contexto de uma coalizão”, segundo o Ministério da Defesa.

Cerca de dois mil mil homens e mulheres, entre aviadores, mecânicos, forças especiais e pessoal de apoio, ficarão divididos entre Parnamirim, Recife (PE) e um pequeno contingente em Caicó.

Presente à reunião, o major Steven Neta, da Real Força Aérea Canadense, disse que a intenção “é aproveitar para compartilhar experiências com tripulações de outros países”. É a primeira vez que o Canadá participa da CRUZEX com aeronaves. Trará ao RN dois cargueiros CC-130J Hércules.

Nessa edição da Cruzex, os aviões de transporte C-130 Hércules também ficarão no RN para missões reais de lançamento de paraquedistas e carga. Outra novidade é a participação dos helicópteros de ataque AH-2 Sabre da FAB.

Dos aviões que aterrissarão em solo potiguar para a simulação de combate: A-4AR (Argentina), F-16 (Chile, Estados Unidos e Venezuela), IA-58 (Uruguai), A-37 (Uruguai e Colômbia), A-29 Super Tucano (Brasil e Equador), além dos F-5EM, F-2000 e A-1 do Brasil.

No Recife: os aviões KC-767, KC-135 e KC-130, de transporte e reabastecimento em voo, e aviões-radar E-99 da FAB.

Em Caicó, a FAB manterá um helicóptero de alerta para casos de emergência.

Em tempo: no dia 9 de novembro, a Base Aérea de Parnamirim abrirá os portões para a população ver de perto as aeronaves que participam da CRUZEX Flight 2013.

Postado por: Jean Souza / Eliana Lima

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza