Papa Francisco afirma que ataques mostram que ‘mundo está em guerra’

De acordo com o Vaticano, o papa Francisco ficou horrorizado com os últimos ataques.

De acordo com o Vaticano, o papa Francisco ficou horrorizado com os últimos ataques.

O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (27) que o “mundo está em guerra”, em declarações a bordo do avião que o levou a Cracóvia, na Polônia, no dia seguinte ao assassinato de um padre na França por dois extremistas.

“Fala-se tanto de segurança, mas a palavra verdadeira é guerra. O mundo está em guerra porque perdeu a paz. Quando falo de guerra, falo de uma guerra de interesses, de dinheiro, de recursos, não de religiões. Todas as religiões querem a paz”, afirmou ele durante a viagem para participar dos eventos da Jornada Mundial da Juventude.

“Depois de muito tempo, o mundo está em uma guerra fragmentada. Ela pode não ser a mais orgânica, mas é organizada, é a guerra”, disse ele. “Não devemos ter medo de falar esta verdade. O mundo está em guerra porque a paz foi perdida.”

Em sua primeira viagem à Polônia, o papa Francisco participará, nesta quarta (27), da Jornada Mundial da Juventude, evento que reúne jovens católicos de todo o mundo a cada três anos. O tom costuma ser de celebração, mas neste ano o clima é afetado pelo assassinato de um padre na França em um ataque reivindicado pela fação terrorista Estado Islâmico.

As notícias da invasão de uma missa em Saint-Etienne-du-Rouvray, no norte do país, que terminou com a morte do sacerdote, Jacques Hamel, chocaram os participantes da jornada. “O papa João Paulo 2º dizia que deveríamos ser tolerantes e não recorrer à força”, disse Guillaume, de Bordeaux, um peregrino de pouco mais de 20 anos, à Reuters.

De acordo com o Vaticano, o papa Francisco ficou horrorizado com o ataque e o classificou como especialmente “bárbaro” por ocorrer na semana do evento. A morte do clérigo francês chocou os fiéis, que viram paralelos com a execução do arcebispo salvadorenho Óscar Romero, morto por um grupo de extermínio de direita em 1980, enquanto rezava uma missa na capital San Salvador.

Folha de S.Paulo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza