Os peixes mais desejados na culinária são encontrados no litoral do RN


A capital do RN, Natal, é uma belíssima cidade litorânea, no entanto guarda vários hábitos alimentares do sertão. A cultura gastronômica da população natalense é fortemente influenciada pelos ancestrais sertanejos e talvez seja essa a justificativa para que, no dia-a-dia, se consuma uma quantidade tão mínima de peixe na cidade.

Churrascarias e açougues não faltam. Mas, onde estão as peixarias de Natal? Ao abandonar o peixe da mesa, não só o natalente, mas toda a população do RN em especial, perde em sabor e em riqueza nutricional. Não bastasse a ilimitada multiplicidade de pratos “de dar água na boca”, a carne do peixe é rica em nutrientes, além de ser uma grande fonte de ômega 3 – a conhecida "gordura do bem". Pesquisas revelam que a cada 100 gramas de peixe têm 30 gramas de proteína e pouquíssima gordura.

Estatísticas revelam que o brasileiro consome cerca de 10kg de peixe por ano, número este muito abaixo do aconselhado pela OMS, que é 12kg. Em países que tem o peixe como apoio da alimentação esse número é bem maior. Vale relembrar ainda que o RN tem 400 km de costa litorânea e pode ser estimado como um lugar privilegiado quando o assunto é pescado, visto, pois que, alguns dos peixes mais desejados na culinária são facilmente encontrados na nossa costa.

Postado por: Jornal Expresso/ Geyse Bárbara

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza