Operários concluem ensino básico após aulas dentro da obra, em Goiás

Operários concluem ensino básico após aulas dentro da obra (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Cerca de 20 operários da construção civil concluíram os ensinos fundamental e médio após ter aulas dentro do canteiro de obras em que trabalham, em Goiânia. Alguns deles estavam afastados da escola há mais de 30 anos. Outros sequer tinham passado por uma unidade escolar. Com diploma do ensino básico em mãos, eles já sonham em fazer o curso superior.

O ajudante de carpinteiro Luiz Carlos das Neves Nogueira ficou emocionado ao receber o certificado. Ele conta que há 33 anos não pegava um caderno para estudar. “Tem hora que eu fico delirando: será que sou eu mesmo, após tantos anos fora da sala de aula. Mais que um sonho realizado, eu estou flutuando. Por isso estou chorando”, disse.

O projeto de levar a sala de aula para dentro do canteiro de obras se tornou uma realidade na capital e, cada vez mais aumenta o nível de escolaridade e quem trabalha na construção civil. Rodrigo Fança Ramos era servente de pedreiro e, depois de 5 anos afastado da escola resolveu retomar os estudos. Ele fez um curso de informática e também se matriculou no ensino médio.

Com os estudos, Rodrigo foi promovido a auxiliar de almoxarife e diz que não quer parar de se aperfeiçoar. Ele conta que trabalhar sob o sol de quase 40°C o motivou a se dedicar mais. “Foi esse sol que me deu forças para estudar. Fico contando as horas pra chegar na escola. Fresquinho, aqui descansa, esquece tudo e aprende. O mais importante: aprende”, disse.

O servente de pedreiro Jailson Ferreira dos Santos faz parte da turma que concluiu os estudos. Para ele, estudar dentro do local de trabalho poupa o tempo e melhora a aprendizagem.

No dia da formatura ele disse que não conseguiu se concentrar muito, tamanha a ansiedade. “Para mim a adrenalina começou desde de manhã cedo, eu contando as horas e os minutos pra essa hora tão importante chegar”, disse.

Assim como Jailson, pedreiro Francisco Gomes Dino conquistou o certificado de conclusão dos estudos. Ele afirma que nunca pensou que um dia fosse alcançar esta conquista.

“É muito especial esse dia. A gente achava que não chegava esse dia pra gente, achava que não aprendia mais nada, mas não é assim, a gente aprende, nunca é tarde”, comemorou.

Pedreiros receberam aulas em salas dentro do canteiro de obras (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

G1 GO

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza