Operação Brasil Integrado prende 86 suspeitos de homicídio em dois dias

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, divulga dados sobre a operação Brasil Integrado (Foto: Gustavo Garcia/G1)

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, divulga dados sobre a operação Brasil Integrado (Foto: Gustavo Garcia/G1)

A 7ª edição da operação Brasil Integrado prendeu, na última quarta (7) e quinta (8), 86 pessoas suspeitas de terem cometido homicídio e latrocínio, de acordo com o Ministério da Justiça. A operação, coordenada pelo governo federal, foi realizada em dez estados e no Distrito Federal.

Os números foram apresentados em entrevista coletiva na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, na tarde desta sexta-feira (9).

Participaram da operação os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e, também, o Distrito Federal.

De acordo com o ministério, também foram apreendidos cinco menores de idade suspeitos de homicídio. “A ação foi focada em homicidas, latrocidas. A nossa intenção é que a pessoa seja presa, punida, e que se prove que matar não compensa neste país”, explicou a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Ao todo, foram efetuadas 884 prisões que envolvem, além de crimes contra a vida, delitos como porte ilegal de armas e drogas. A maior parte das detenções (731) foram feitas em flagrante, segundo o ministério. O maior número de prisões (mais de 33%) foram realizadas no Ceará. Além das prisões em flagrante, foram cumpridos 153 mandados de prisão.

“Por conta da sobrecarga do sistema prisional, tivemos o trabalho de qualificar os mandados de prisão, buscamos, em cerca de 400 mil mandados, aqueles de acusados que não podem ter outra pena que não a reclusão”, comentou Regina Miki.

Número de adolescentes ‘choca’
Durante a apresentação dos dados, a secretária de Segurança disse que o número de adolescentes apreendidos por homicídio durante a operação “choca”.

“Esses adolescentes não deveriam estar na cadeia, deveriam estar estudando. Esse número nos choca, isso nos leva a refletir, quanto a políticas pública, que devemos ter o foco totalmente voltado para juventude para que ela não caia no crime, seja como praticante ou como vítima”, declarou.

Armas e drogas
Ao longo da operação, as forças policiais realizaram uma série de fiscalizações em estradas e municípios dos estados participantes da força-tarefa. Nessas blitze, foram recolhidos 130 revólveres e 61 armas brancas. Também foram recolhidos 105 kg de maconha, 10,5 kg de crack e 2,7 kg de cocaína.

Para cada dia de operação, foram mobilizados 5,6 mil integrantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. Agentes da Força Nacional também colaboraram com a força-tarefa.

A operação foi coordenada pela Central Integrada de Comando e Controle Nacional em Brasília, com apoio dos centros estaduais de Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Goiânia. Todos os centros foram construídos para a Copa do Mundo de 2014 e serão utilizados, segundo o Ministério da Justiça, durante as Olimpíadas de 2016, no Rio.

G1

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza