“O ano foi positivo apesar das dificuldades”, diz João Gustavo em entrevista à Sidys

 

 

Currais Novos celebrou nesta sexta-feira (29) uma data importante na história do município: 93 anos da elevação da categoria de “Villa” para cidade, lei aprovada em 29 de novembro de 1920.
 

Para comemorar o aniversário da cidade, o vice-prefeito municipal, João Gustavo, foi o convidado do programa “TV Cidade” da Sidys Tv a Cabo, onde destacou importantes ações desenvolvidas pela gestão municipal durante este ano. A grave estiagem foi um dos temas abordados pelo apresentador João Batista, que indagou o vice-prefeito sobre as ações realizadas pelo município para amenizar o sofrimento de muitas famílias, principalmente da zona rural.

“Em parceria com o DNOCS perfuramos alguns poços em comunidades com um grande número de famílias para amenizar este grave problema”, disse João. Sobre os problemas enfrentados por diversas prefeituras no país, João afirmou que “não se pode olhar para o retrovisor”, e que a gestão municipal está se esforçando e trabalhando para trabalhar em prol de toda a cidade.

A queda dos repasses financeiros, como o Fundo de Participação dos Municípios – FPM, afeta diretamente a realização de ações e obras importantes para os municípios, mas de acordo com o vice-prefeito, este repasse deverá ter um acréscimo a partir de janeiro de 2014 devido o crescimento da população de Currais Novos. Sobre o recadastramento imobiliário, João afirmou que é uma ação importante para a atualização da planta genérica da cidade e que contribuirá com a melhoria da arrecadação de tributos.

Obras
       
Diversas obras paralisadas há alguns anos foram retomadas na atual gestão, como a construção de passagens molhadas, moradias, pavimentação de ruas e creche. “A maioria destas obras estão com orçamentos defasados, e algumas precisamos reincidir contratos com a devida readequação orçamentária”, disse João. A obra do Teatro Municipal, paralisada há pouco mais de um ano, deverá ter seus serviços retomados.

 Projetos

Com mais de trinta projetos enviados ao Governo Federal em 2013, o vice-prefeito acredita que Currais Novos deverá ser contemplada com muitas ações e obras nos próximos anos. João destacou a aprovação do projeto de mais de R$ 5 milhões no PAC 2 para pavimentação e qualificação de vias urbanas que está aguardando aprovação do Tesouro Nacional para a liberação do empréstimo. “Apesar das dificuldades, 2013 foi um ano bastante positivo”, comentou.

Nova Policlínica, implantação do SAMU e NASF, construção de 50 moradias do Minha Casa Minha Vida 2, e apoio aos projetos contemplados pelo FIA (Fundo da Infância e Adolescência) também foram destacados pelo vice-prefeito.

 Celebração

Durante a celebração da primeira novena da festa da Imaculada Conceição, João Gustavo homenageou a cidade pelos 93 anos. “Comemoramos hoje também o aniversário da fé católica, pois foi de uma promessa à Sant’Ana que nossa cidade nasceu, da construção de uma capela em homenagem a seu vulto, que fez toda uma cidade nascer em seu entorno”, disse.

       

Postado por: Eduardo Bezerra / Assecom

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza