Número de veículos roubados no RN cai em janeiro em 2016

Cerca de 370 veículos foram roubados em janeiro deste ano no Rio Grande do Norte. Desses, 230 foram recuperados. O índice de recuperação é de mais de 60%. A informação é do titular da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), Márcio Delgado. Os dados de fevereiro ainda não estão disponíveis.

Em comparação com janeiro de 2015 houve diminuição. “Houve um decréscimo, pouco, mas houve. No ano passado registramos 390 roubos. Considerando o aumento de veículos, de vendas associando a essas estatísticas vemos que esse número é significativo”, detalha.

A maior parte das ocorrências foram registradas na grande Natal. A zona Sul da capital potiguar tem liderado o número de roubo. “Boa parte dos registros estão sendo nos bairros de Lagoa Nova, Cidade Satélite, Capim Macio e Candelária. Tem também Nova Parnamirim, que apesar de não fazer parte de Natal a colocamos na lista e associamos esse aumento ao fato dos altos índices nos bairros da zona Sul”, relata.

Segundo o delegado, pelos registros das ocorrências, a maioria dos roubos acontecem no início da manhã e no final da tarde. “Os casos acontecem justamente quando as pessoas estão saindo de casa ou retornando do trabalho. É um momento de desatenção e por isso é necessário cuidado redobrado”, esclareceu.

“Diante de qualquer suspeita, a pessoa deve evitar se aproximar do veículo, isso inibi o assaltante. Evitar locais mal iluminados e poucos movimentados também são algumas dicas”, acrescenta.

Os alvos preferidos continuam sendo os veículos baixos e de cores básicas, como branco, preto e prata. “Eles [carros] têm maior número em circulação e isso é mais fácil para os criminosos”.

O delegado explicou que, em muitos casos, os ladrões utilizam os veículos roubados para praticar outros atos. “Eles [ladrões] têm diversificados as atividades criminosas. No último mês foram encontrados seis veículos em um desmanche aqui na capital. E um trabalho investigativo em cima desses veículos tem nos ajudado a chegar a outros lugares”.

Marcio Delgado acrescenta que muitos carros acabam em desmanches e “em algumas situações a população acaba contribuindo para alimentar esse mercado, comprando peças de veículos que foram desmontados”.

Cresce número de carros clonados

De acordo com delegado da Deprov, Márcio Delgado, nos últimos meses tem crescido o número de veículos clonados no Rio Grande do Norte. Segundo o delegado, não há dados específicos, mas as analises das ocorrências confirmam esse aumento.

Portal no Ar

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza