Número de ataques de tubarão no mundo registra recorde em 2015

Foto: Acervo/JC Imagem

Foto: Acervo/JC Imagem

O mundo contabilizou, em 2015, o maior número de ataques de tubarão da história, aponta o Arquivo Global de Ataques de Tubarão, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. No último ano, foram registrados 98 casos (ocasionando seis mortes), dez vezes a mais que o último recorde, no ano 2000, e 26 a mais que em 2014. No Brasil, o único ataque de 2015 ocorreu em Fernando de Noronha, em dezembro.

A explicação para o aumento, segundo o levantamento, não necessariamente aponta para uma tendência de ataques, mas que, com o aumento da população, o movimento natural é de que mais pessoas fiquem dentro da água, possibilitando um maior número de interações. Outro fator relevante para o recorde em 2015 é o El Niño. Com o aquecimento anormal das águas, já que o fenômeno vem sendo um dos maiores da história, aumenta o número de contato entre humanos e tubarões, já que os animais buscam mais alimento e as pessoas frequentam mais as praias.

Os dados levantados levam em consideração apenas situações em que o homem não provocou o animal antes do ataque. Ou seja, não entram nos dados os casos de quando a ação humana é a provocadora do incidente, como quando um mergulhador toca no animal, por exemplo.

Nos números divulgados, os Estados Unidos lideram o ranking com 58 ataques, sendo 30 deles apenas na Flórida. Em seguida vem a Austrália, com 18. O Brasil registrou apenas um ataque no último ano, justamente em Fernando de Noronha, quando aconteceu o primeiro ataque na ilha.

NORONHA – Em dezembro de 2015, um turista paranaense mergulhava na Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, e foi atacado por um tubarão. O banhista foi levado ao Hospital da Restauração no Recife e teve parte do braço amputada. O homem de 33 anos afirmou não ter provocado nenhuma reação do animal e que tentou se proteger do tubarão quando foi mordido.

MENOS PERIGOSO – A universidade da Flórida chama atenção para que, embora menos assustadores, outros fatores registram mais casos letais que ataques de tubarão, como ataques de cachorros, raios e aranhas.

 

 

UOL

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza