Mundo precisa que China e EUA tenham relacionamento estável, diz presidente chinês

Presidente chinês, Xi Jinping.

O mundo precisa que a China e os Estados Unidos tenham um relacionamento estável e cooperativo, disse o presidente chinês, Xi Jinping, ao vice-presidente dos EUA, Joe Biden, poucos dias antes de um novo período de incertezas entre os dois países sob o governo de Donald Trump, que toma posse como presidente americano na sexta-feira, 20.

Em reunião realizada durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Xi disse a Biden “avaliar positivamente” seus esforços para aumentar a amizade e compreensão mútua entre os dois países, afirmou o Ministério de Relações Exteriores da China na noite de terça-feira.

“Nos 38 anos desde o estabelecimento de relações diplomáticas, as relações entre os dois países passaram por vento e chuva, mas, de maneira geral, continuaram a progredir”, disse Xi, segundo comunicado.

Sob o governo do presidente Barack Obama, tem havido um desenvolvimento “correto” nas relações, e resultados importantes e positivos foram alcançados, com comércio e trocas entre pessoas alcançando novas máximas, disse o líder chinês.

“Os interesses básicos dos povos de ambos os países e o mundo precisam que a China e os EUA trabalhem duro para formar um longo, estável e cooperativo relacionamento”, disse Xi.

Segundo o comunicado, Biden disse que os EUA esperam que os dois países possam continuar a aprofundar a confiança mútua e expandir a cooperação.

Não houve menção a Trump, embora o mais alto diplomata chinês, o chanceler Yang Jiechi, o qual se encontrou com um alto assessor de Trump no mês passado, também tenha participado da reunião entre Xi e Biden, de acordo com o ministério.

Trump, a dois dias de tomar posse, tem preocupado Pequim com ameaças de que vai criar impostos sobre importações chinesas e questionar o compromisso dos Estados Unidos sobre a “política de uma China”, sob a qual Washington reconhece a posição de Pequim de que Taiwan é parte de seu território.

Agência Estado

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza