Mensalidades e material escolar mais caros em 2014

Com a proximidade do início do ano letivo, os reajustes nas mensalidades e no material escolar tendem a ser a grande preocupação dos pais. Os fatores que mais contribuem para o reajuste das mensalidades são os gastos com a folha de pagamento dos funcionários (também reajustada no início do ano, seguinte ao anúncio do reajuste escolar), reformas, ampliações, edificações, aquisição de equipamentos e materiais didáticos novos, materiais de uso comum no estabelecimento, dentre outros.



Com relação ao material escolar, o mercado está sempre acompanhando os personagens e artistas que estão em gosto para as crianças e adolescentes, o que acaba encarecendo o valor da mercadoria e, de certa forma, força os pais a consumirem os produtos desejados pelos filhos.  



Antes de efetivar a matrícula, é importante que os pais fiquem atentos aos valores das mensalidades e às taxas cobradas pela escola, se não estiverem de acordo, peçam explicações detalhadas ao Estabelecimento de Ensino, comprovando o reajuste. É dever dos pais acompanhar o desenvolvimento e evolução intelectual dos filhos, afinal, a escola é um investimento que precisa apresentar retorno positivo.



Outra dica importante para aliviar o bolso é a famosa pesquisa de preço para tentar escapar da alta sazonal, antes de encher a cestinha com os artigos do material escolar. Se as compras forem em grande quantidade e pagas à vista, exija o desconto. 



Portanto, não deixe tudo para a última hora e se você preferir a companhia do seu filho para escolher o material, converse antes de sair, mostrando noções de economia para ensiná-lo a valorizar o dinheiro, e compre apenas o necessário para evitar o desperdício.

Postado por: Lílian de Souza / Jornal Expresso RN

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza