Governo do Estado » Notícias » Penitenciária Estadual de Alcaçuz

MEDIDA: Governo construirá “paredão provisório” para separar facções em Alcaçuz

Governador do RN, Robinson Faria (PSD).

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), afirmou ao Jornal da CBN que o presídio de Alcaçuz, onde os presos estão rebelados desde sábado, foi construído em cima de dunas e que isso facilita a fuga de criminosos. Segundo ele, ‘é mais fácil cavar túneis’ e os criminosos ‘enterram armas e até granada na areia’. Desafio do estado é ‘evitar fuga em massa’, afirmou.

Para isso, a penitenciária está cercada pelas forças de segurança. Até o momento, seis líderes de uma facção criminosa foram transferidos da unidade para presídios federais e outros serão levados ainda hoje. A extração dos criminosos do interior de Alcaçuz deve ser feito por policiais militares do Bope e do Choque e policiais civis do GOE, o Grupamento de Operações Especiais.

Até o momento, 26 detentos foram mortos na rebelião. Para evitar que o número cresça, o governo deve construir um ‘paredão provisório para fazer divisão das facções enquanto realocamos os presos’. Ontem, ao longo do dia, a divisão era feita por policiais, que disparavam tiros em uma linha imaginária para evitar o trânsito de criminosos.

O governador do RN, Robinson Faria, disse ainda que é preciso ‘não recuar, não negociar e acabar com essa farra de presídio ser escritório de trabalho’ de criminosos e que, atualmente, é o ‘crime contra o Estado’. Essa é a segunda vez que a unidade de Alcaçuz é destruída pelos presos e ela deve ser ‘reconstruída de novo’ após o fim do motim.

Ontem, o governo federal autorizou o envio das Forças Armadas para fazer vistorias em presídios do país para procurar armas, celulares e outros pertences proibidos para presos. O governo do Rio Grande do Norte já sinalizou interesse.

Por CBN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!