Médica fala sobre avanços nas pesquisas sobre o zika

Médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre microcefalia e o zika vírus – Foto: Foto:Bruno Landim Pedersoli/UOL.

Médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre microcefalia e o zika vírus – (Foto:Bruno Landim)

A médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre microcefalia e o zika vírus, falou sobre os avanços nos estudos do caso.

Adriana relatou que o projeto tem ganhado parcerias importantes como a UFRJ e o Dr Almícar Tanuri, que é renomado na área de virologia especializada em genética.

– O vírus que circula aqui é o mesmo que circulou na Polinésia Francesa, tendo o vírus asiático comparado ao vírus africano. O africano interfere em células, e o asiático atrofia e murcha as mesmas, migrando para centros motores e de fala, interferindo na ligação entre um neurônio e outro.

Em tal diferenciação, ela citou que a proliferação da chikungunya tem assustado os pesquisadores, que, ao passo que se espalhou, aumentou em 200% os atendimentos na emergência.

Segundo Portal Paraíba, com relação às descobertas feitas em meados de setembro/outubro de 2015, quando a pesquisa começou, até agora, ela alertou sobre as sequelas nos bebês, como lesões de retina e também acinesia fetal, que causa a má formação de membros.

– Não existe nada parecido com esse vírus na história até hoje – disse ela sobre o zika.

A médica ainda falou sobre a falta de estímulo financeiro dado às pesquisas, em contrapartida com a contribuição significativa  que as mesmas já deram para a medicina.

Codecom/CG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza