Lusa teme “armação” no STJD e pode acionar Justiça Comum

 

 

Derrotada na 1ª Comissão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o que culminou em seu rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa tenta mudar o veredicto hoje, às 10 horas (do RN) quando será realizado o Pleno. O deputado Fernando Capez (PSDB-SP), um dos mais empenhados na absolvição rubro-verde, acredita que o clube do Canindé tem totais condições de reverter o quadro caso use o Estatuto do Torcedor como base para a defesa, mas coloca sob desconfiança a conduta dos auditores responsáveis pela decisão.

“A situação é tão clara que não sei o motivo de haver dúvidas. O Estatuto do Torcedor diz claramente que todas as decisões da Justiça, enquanto não forem publicadas no site da CBF, são nulas. É só olhar o artigo 36”, declarou o deputado. Capez ainda ressaltou que o Estatuto, como Lei Federal, é superior ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que foi utilizado para condenar o clube do Canindé.

O time paulista foi acusado de utilizar o atacante Heverton de forma irregular na última rodada do Campeonato Brasileiro, o que culminou na perda de quatro pontos na tabela de classificação e o rebaixamento para a segunda divisão. Para Capez, no entanto, o fato de a decisão do STJD não ter sido publicada no site da CBF antes do confronto no Canindé anula qualquer obrigatoriedade de cumprimento da pena.

Ao defender a absolvição do time paulista no Pleno, o deputado, também destacou o fato de o CBJD estar desatualizado com relação ao Estatuto. O argumento, também usado por outros juristas.

A convicção na inocência da Portuguesa, porém, ainda não deixa Fernando Capez tranquilo. O deputado acredita que o clube paulista seria condenado apenas se houvesse “má fé” entre os auditores, e por isso colocou sob desconfiança a conduta adotada pelo STJD, principalmente após o primeiro julgamento, realizado no dia 16 de dezembro. Para Capez, “estão preparando uma grande armação contra a Portuguesa”, pois a condenação permitiria com que o Fluminense, grande clube do Rio de Janeiro, permanecesse na elite do futebol brasileiro.

Postado por: Eduardo Bezerra

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza