Leucemia é o câncer que mais causa mortes no Brasil, aponta INCA

Foto: Ney Douglas

Foto: Ney Douglas

A leucemia é considerado um dos tipos de Câncer que mais tem matado crianças e adolescentes nos últimos anos no país. Para se ter uma ideia, o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (INCA), apontou que de 2014 para 2015 foram diagnosticados 9,370 novos casos, variando entre adultos e crianças, e desses índice de 80% das mortes foram de adultos. Um dos maiores problemas para que esse índice seja considerado alto, está associado ao fato da procura tardia pelo tratamento para combater a doença, principalmente o tipo infanto-juvenil já que os sintomas podem ser confundidos com outros tipos de doenças.

Para a Oncologista da Casa Durval Paiva, Annick Beaugrand, os principais tipos de câncer que existem no Rio Grande do Norte são os mesmos que atingem o restante do país, tendo a Leucemia como principal, seguido dos tumores do Sistema Nervoso Central, ou seja os cânceres cerebrais.  “Esses são os principais tipos que existem e que não diferem em nada em nível nacional”, disse. A Oncologista ainda destacou que mesmo diante dessa realidade, é importante se ter um diagnóstico exato da doença, já que cada paciente tem um estado e um tipo de leucemia. “A doença tem várias classificações, o que fazemos é um estadiamento para sabermos como ela está no paciente e descobrir qual o tipo, para sabermos suas de cura”, finalizou.

Tipos de leucemia

A leucemia é uma doença maligna originada na medula óssea, local onde as células do sangue são produzidas. Os glóbulos brancos (leucócitos) são as células acometidas e se reproduzem de forma descontrolada, gerando os sinais e sintomas da doença. As leucemias se dividem nas categorias mielóide e linfóide, de acordo com a célula envolvida. No primeiro caso, deriva da célula-tronco mielóide, e pode ser o granulócito, o eosinófilo, o basófilo, o monócito ou o eritrócito. No segundo caso, o linfócito é a célula doente.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza