Juros do cartão alcançam recorde de 395,3% ao ano

Taxa é cobrada quando o consumidor paga o mínimo da fatura

Taxa é cobrada quando o consumidor paga o mínimo da fatura

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito chegou a 395,3% ao ano, em julho, índice recorde para a série histórica, iniciada em março de 2011. Os dados foram divulgados ontem pelo Banco Central (BC). Em relação a junho, a taxa média subiu 23,2 pontos percentuais.

O rotativo do cartão de crédito é a operação em que o cliente financia o saldo devedor remanescente após pagar somente uma parte da fatura. Também são consideradas como rotativo as operações de saque na função crédito.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, orienta os consumidores a evitar o crédito rotativo (cartão e cheque especial). “É um custo muito elevado. Temos reiterado que o crédito rotativo deve ser tomado pontualmente por um prazo muito curto.”

A taxa das compras parceladas com juros, de parcelamento de fatura de cartão de crédito e de saques parcelados subiu 1,3 ponto percentual, de junho para julho, e ficou em 119,5% ao ano.A taxa de juros do cheque especial também subiu 5,6 pontos percentuais de junho para julho e ficou em 246,9% ao ano.

No caso do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento), os juros subiram 0,5 ponto percentual, para 27,8% ao ano.

Já os juros do crédito para a compra de veículos caiu 0,2 ponto percentual e ficou em 24,5% ao ano. A taxa do crédito renegociado também caiu, 0,7 ponto percentual, para 45,7% ao ano.

Inadimplência

Os dados divulgados ontem pelo Banco Central também revelam que, com a continuidade da escalada das taxas de juros em praticamente todas as modalidades em julho, a inadimplência aumentou. No caso de Pessoa Jurídica (PJ), foi visto no mês passado um nível de calote de 4,1%, o maior desde março de 2011, quando o BC começou a acompanhar o setor.

O dado mais evidente da situação de aperto pelo qual passam as companhias é o do financiamento para capital de giro, que representa 2/3 da carteira de crédito livre para PJ. Nos casos em que as linhas são inferiores a um ano, o calote subiu de 2,4% em julho de 2014 para 6,3% no mês passado.

Para o chefe de Departamento do BC, Tulio Maciel, este é um “indício” de que se tratam de empresas de menor porte porque as linhas curtas são as mais acessadas por esse perfil de estabelecimento. “É principalmente o segmento de capital de giro que puxa essa inadimplência e a alta da inadimplência no crédito livre advém do crédito à Pessoa Jurídica”, constatou o técnico do BC. No geral, o calote subiu de 4,6% em junho para 4,8% no mês passado, nível idêntico ao visto antes apenas julho de 2013

Maciel lembrou que houve também no mês passado um aumento generalizado das taxas de juros e esse é um fator que ajuda a explicar o crescimento em menor ritmo do crédito à PJ este ano. Em 2015 até julho, o aumento do estoque para esse tipo de tomador com recursos livres foi de 0,9% ante 1,4% para Pessoas Físicas.

O financiamento às empresas só não teve um desempenho pior até agora por causa da alta do dólar. Segundo o economista do BC, a expansão de 0,9% no saldo das operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empresas em julho corresponderia a queda de 0,3% não fosse o câmbio. “Isso deixa evidenciada a desaceleração dos empréstimos”, disse.

“Retração do crédito será crucial para PIB menor este ano”

Para a equipe de economistas da Rosenberg & Associados, a trajetória de encolhimento do crédito é cada vez mais “estridente” e um dos “fatores cruciais” para a redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015. “A operação Lava Jato e a deterioração da atividade econômica têm tido efeito significativo na oferta de crédito por parte das instituições financeiras, ao mesmo tempo em que o clima adverso retrai a demanda por recursos para investimentos”, escreveram em relatório a clientes.

Essa moderação do crédito, de acordo com Maciel, se dá em um ambiente de elevação de taxas de juros. A taxa básica Selic está atualmente em 14,25% ao ano e passa por um ciclo de alta desde abril de 2013. Esse aumento tem sido repassado para as taxas de mercado. Em julho, chegou a uma média de 44,2% ao ano no geral, com destaque para o consumidor, que passou a pagar, em média, 59,5% ao ano pelos empréstimos. As duas taxas são recordes da série histórica.

Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza