Programa do “Climatério e Menopausa” trará mais ações preventivas para as mulheres

Mais uma ação importante na saúde curraisnovense foi lançada esta semana pela Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde: o programa do “Climatério e Menopausa” nas UBS. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, com enfermeiros, médicos e assistente social, o programa irá trabalhar verdades e mitos sobre esta fase da vida da mulher que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo. Os eixos serão enfermagem, fisioterapia, ginecologia, nutrição, psicologia e serviço social. A enfermeira Gabriela Lima, coordenadora da atenção básica do município, disse em entrevista nesta quarta-feira (26) no “TV Cidade”, que a expectativa é atender inicialmente cem mulheres. “O tempo do programa é indeterminado e terá como foco a prevenção aos cânceres de mama e útero, além de atendimento psicológico”, afirmou. Todas as Unidades Básicas de Saúde já estão iniciando o cadastro das mulheres que desejem participar do programa.

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA

O que é?

A menopausa é a última menstruação da mulher.

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

O que sente?

Fogachos ou ondas de calor; Alterações urogenitais; Alterações do humor; Modificação da sexualidade; Osteoporose; e Aumento do risco cardiovascular.

Como posso participar do Programa?

Procure o Posto de Saúde mais próximo

Postado por: Jean Souza / Assecom – João Bezerra

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza