Inquérito para apurar fuga em CDP é instaurado

Criminosos efetuaram disparo contra agentes penitenciários.

Criminosos efetuaram disparo contra agentes penitenciários.

As investigações sobre a fuga de dois detentos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Potengi, na Zona Norte de Natal, já tiveram início. O inquérito para apurar o caso já foi instaurado pela Polícia Civil, e ficou a cargo do delegado Jodelci Borges, titular da 12ª DP.

O primeiro momento será direcionado para as oitivas. Deverão ser ouvidos o diretor da unidade prisional, na próxima quinta-feira, além de agentes penitenciários que estavam no momento da ação que resultou na fuga de Jangledson de Oliveira e Daniel Saulo de Queiroz Lourenço.

Em relação a suposta facilitação na fuga dos criminosos, o delegado afirmou que a hipótese não é descartada, mas que elementos mais concretos só deverão ser evidenciados após a fase de depoimentos. “Qualquer opinião neste momento seria precipitada”, declarou o delegado.

A fuga ocorreu na noite do último domingo (17). Os presos fingiram que um dos detentos estava passando mal e chamaram os agentes penitenciários para levá-lo a uma unidade médica. Ao chegarem à cela para a retirada do preso, os agentes foram surpreendidos. Um dos detentos que estava no interior da cela sacou uma pistola 380 e efetuou disparos. Um agente penitenciário revidou, mas recuou após ser atingido no colete. O outro, que foi atingido no braço, foi dominado por três presos e teve o revólver tomado. Em seguida, os detentos foram até a área externa da unidade e dois conseguiram escapar.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) vai abrir sindicância para apurar a fuga. A entrada da arma no CDP é o ponto que mais intriga a Coordenação da Administração Penitenciária (Coape). De acordo com o coordenador da Coape, Durval Franco, são raros os casos em que armas são encontradas nos CDP’s. “E o pior é que foi feita uma revista por lá na sexta-feira (15) e nada foi encontrado”, explicou, complementando que ainda é cedo para atribuir responsabilidades sobre a entrada da pistola na unidade prisional.

Traficante mais procurado

De acordo com o jornal Diário do Nordeste, um dos fugitivos do CDP de Potengi está na lista dos criminosos mais procurados do Estado do Ceará. Jangledson de Oliveira, 27 anos, mais conhecido como “Nem”, foi preso em dezembro após ação conjunta das Polícias Federal e Militar do Rio Grande do Norte contra o tráfico de entorpecentes no estado.

Segundo o periódico cearense, investigações da Polícia Federal apontaram que “Nem” residia em um sítio na localidade de Pium, em Nísia Floresta, onde comandava um esquema de venda de entorpecentes. Desde então, o traficante passou a ser monitorado pela PF, quando foi preso no dia 7 de dezembro do ano passado. O homem é considerado de alta periculosidade pelos órgãos de segurança. Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Jangledson de Oliveira é suspeito pelos crimes de roubo, latrocínio e formação de quadrilha.

Tribuna do Norte

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza