Helicóptero Potiguar 01 trabalha com antedimentos médicos no RN

Homens trabalham a bordo do Potiguar 01.

Homens trabalham a bordo do Potiguar 01.

Responsável pelo controle, operação e manutenção das aeronaves pertencentes à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), o Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) também tem realizado um trabalho em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado, o SAMU RN 192 RN.

Através de um termo de cooperação técnica assinado entre Sesed e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi possível disponibilizar o helicóptero Potiguar 01 para auxiliar no transporte de pacientes em todo o Rio Grande do Norte, como foi o caso de um bebê de apenas três meses nesta terça-feira (20).

A criança precisou ser levada de Mossoró para um hospital de Natal para passar por uma cirurgia no coração. “Os casos passam todos pelo setor de regulação do SAMU, nós somos a parte executante. O pessoal do SAMU recebe o chamado e avalia qual meio de transporte será necessário para aquele paciente. Se for um caso e urgência que precisa de transporte aéreo, a nossa equipe é acionada para prestar esse apoio”, explicou o capitão Romualdo Galvão, coordenador do CEIOPAER.

Além dos integrantes da aeronave – todos têm treinamento de resgate e salvamento – um enfermeiro e um médico do SAMU 192 RN sempre acompanham durante os atendimentos. “A nossa equipe presta apoio para a equipe médica do SAMU, mas é a equipe do SAMU que faz todos os procedimentos com o paciente”, disse o coordenador do CEIOPAER, que lembrou que além de pacientes, o Potiguar 01 também faz o transporte de órgãos em casos mais urgentes.

Durante o ano de 2016, até esta terça-feira, 11 pessoas foram socorridas e três órgãos transportados pelo Potiguar 01.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza