Gustavo Carvalho apresenta sugestões para combate à seca no Estado

Foto: Eduardo Maia

Foto: Eduardo Maia

A preocupação com o longo período de estiagem no Rio Grande do Norte tem sido tema constante na Assembleia Legislativa. Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (21), o deputado Gustavo Carvalho (PROS) apresentou sugestões para o convívio com a seca que aflige o Estado.

“Trago novamente ao plenário um tema recorrente, pois é notório que o nosso grito não tem ecoado no Governo Federal. Os nossos reservatórios estão praticamente esgotados e por isso peço que as minhas sugestões sejam levadas pela mesa diretora da Casa para o Governo do Estado”, disse Gustavo.

Dentre as sugestões apresentadas, o parlamentar propõe a criação de uma frente nordestina de enfrentamento à seca a ser liderada pelo governador Robinson Faria (PSD) com o objetivo de reunir os governantes e parlamentares da região Nordeste para debater o assunto. “Talvez assim tenhamos respostas mais efetivas e imediatas do Governo Federal”, destaca ele.

Outra medida sugerida por Gustavo Carvalho propõe ao Executivo Estadual a publicação de um decreto estabelecendo que todas as obras do Governo do Estado só sejam executadas caso estejam relacionadas ao enfrentamento da seca. O parlamentar pede ainda que os demais deputados da Casa reservem emendas para ações voltadas ao convívio com a estiagem. “Na discussão orçamentária que teremos em breve na Assembleia, apelo para que cada um dos deputados possam se sensibilizar e dispor um percentil das emendas para esse fim”, justifica ele.

O pronunciamento de Gustavo repercutiu entre os demais parlamentares, que se manifestaram em favor do tema. O deputado Vivaldo Costa (PROS) comentou que as previsões dos meteorologistas para o próximo ano não são otimistas e disse que o Governo do Estado precisa priorizar a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. “Temos que nos preparar para o enfrentamento dos anos vindouros de seca. A água da Armando Ribeiro Gonçalves deve ser destinada apenas para o consumo humano e não mais para a irrigação”, defende Vivaldo.

Em aparte, Márcia Maia (PSB) cobrou a união de esforços da classe política por soluções emergenciais e definitivas. Os deputados Nélter Queiroz (PMDB), Tomba Farias (PSB), Kelps Lima (SDD), Ricardo Mota (PMN), Fernando Mineiro (PT) e George Soares (PR) também comentaram o tema.

ALRN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza