Governo apoia prevenção ao uso de drogas e prepara projeto para reinserção social

Foto: Demis Roussos

Foto: Demis Roussos

O Governo do Estado reforça o apoio às ações de prevenção ao uso de drogas no Rio Grande do Norte. Esta iniciativa é uma forma de também enfrentar a violência gerada pelo tráfico e pelo consumo de drogas. Nesta segunda-feira (01) o governador Robinson Faria participou da abertura do “Seminário de alinhamento conceitual sobre prevenção e uso prejudicial de drogas”, promovido pelo Ministério Público Estadual, no Centro de Convenções em Natal, que contou também com a participação do Secretário Nacional de Política sobre Drogas do Ministério da Justiça, Luiz Guilherme Mendes de Paiva.

“Uma das grandes causas da violência é o uso de drogas. Para melhorar a segurança é preciso prevenir o uso e combater o tráfico”, afirmou Robinson Faria ao se pronunciar na abertura do seminário. Ele explicou que a atual administração apoia a iniciativa do Ministério Público no Projeto Transformando Destinos que envolve os municípios, o Estado e o Governo Federal na prevenção ao uso e tratamento aos dependentes químicos.

O Procurador geral de Justiça do Estado, Rinaldo Reis ressaltou o apoio do Governo do Estado à iniciativa do Ministério Público. “Com o apoio do Governo começamos a vencer o problema das drogas, vamos contar com uma melhor estrutura e ações alinhadas em diversas áreas”, afirmou.

No âmbito do Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Ação Social (SETHAS) criou em junho do ano passado o Comitê Gestor de Enfrentamento às drogas no RN. O Comitê faz parte do termo de cooperação técnica assinado com o MP, e norteará a inclusão das políticas de prevenção ao uso, tratamento e reabilitação de usuários nas ações governamentais. O Comitê é formado por secretários e representantes das secretarias de Estado e tem agenda de reunião quinzenal.

O governador anunciou que a administração estadual, está trabalhando na formatação de um Programa de Incentivo Fiscal a empresas que contratarem um ex-dependente químico, comprovadamente curado. “O nosso objetivo é promover a reabilitação e a reinserção social. Queremos resgatar a cidadania e o respeito àquelas pessoas que se envolveram com drogas, mas que se recuperaram e podem e devem ter direito ao convívio social”, informou.

Por parte do Governo do Estado também participaram da abertura do seminário os secretários o Trabalho, Habitação e Ação Social, Julianne Farias, de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, da Segurança e Defesa Social, Kalina Leite, da Juventude, Divaneide Basílio, da Mulher, Teresa Freire, do Esporte, Canindé França, da Saúde, Ricardo Lagreca, das relações institucionais, Hudson Brito.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza