Gargalhada ajuda a esquecer a dor

Dar uma boa gargalhada é um santo remédio para corpo e mente porque libera substâncias químicas que agem como analgésico natural reduzindo, inclusive a dor física. É o que indica uma pesquisa realizada por um grupo de professores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Para testar os efeitos terapêuticos do riso, os pesquisadores mediram as reações de voluntários à dor – por exemplo, colocando uma sacola de gelo sobre o braço para medir quanto tempo eles aguentavam. Depois, eles foram divididos em dois grupos – o primeiro assistiu a um vídeo de comédia de 15 minutos, e o outro a uma filmagem entediante, como programas de golfinhos.

Quando foram novamente submetidos a dor, os que tinham dado gargalhadas foram capazes de suportar até 10% mais dor que antes de rir, indicou a pesquisa. Já os que assistiram a programas entediantes foram menos capazes de suportar dor que antes de assistir ao filme.

O coordenador da pesquisa, professor Robin Dunbar, acredita que uma risada incontrolável libera endorfina, uma substância química que não apenas gera certa euforia como atua como analgésico. “É o esvaziamento dos pulmões que causa o efeito; é exatamente o que acontece quando alguém diz que riu até doer. Soa como uma experiência bastante dolorosa e é a dor que produz o efeito da endorfina”, disse o pesquisador à BBC. 

Postado por: Lilian de Souza / Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza