Forças Armadas reforçam combate ao Aedes aegypti no RN em janeiro

Mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue (Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)

Mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue
(Foto: Fabio Motta/Estadão Conteúdo)

As Forças Armadas já têm data para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio Grande do Norte. Com a capacitação dos militares prevista para dezembro, o governo quer estar com o reforço atuando a partir de janeiro em nove municípios do estado. As informações foram repassadas em entrevista coletiva da Secretaria de Saúde Pública nesta quarta-feira (9).

A Sesap atualizou os números da dengue e zika vírus, ambas transmitidas pelo mosquito. Os dados mostram que foram registrados neste ano 5.642 casos suspeitos de dengue e 6.336 de zika vírus. O Ministério da Saúde já confirmou que a transmissão do vírus durante a gestação está relacionada ao crescimento no número de bebês nascidos com microcefalia.

Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça (8) revelou que o RN lidera o número de mortes de bebês com microcefalia. São sete óbitos e 106 casos suspeitos no estado. A causa das mortes ainda não foi confirmada. O RN está em situação de emergência por causa do aumento de casos de microcefalia.

Sobre o reforço das Forças Armadas, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesap, Kristiane Fialho, informou que a pretensão é trabalhar com a proporção de dois militares para cada agente de endemias em campo. A capacitação dos integrantes do Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira está agendada para os dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, no bairro Tirol, na Zona Leste de Natal.

Os nove municípios que primeiro receberão o reforço das Forças Armadas são Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Caicó. As cidades respondem juntas por mais de 80% dos casos suspeitos de dengue no estado. Além disso, as escolhas foram motivadas pelo déficit de agentes de endemias nos municípios.

G1

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza