Fenômeno da “Super Lua”

No próximo dia 19 de março de 2011, acontecerá, mais uma vez, o fenômeno conhecido como “SuperMoon”, Super Lua” ou “Perigeu Lunar”. Na ocasião a Lua chega ao ponto mais próximo da Terra, ficando a cerca de 221.557 milhas, 14% maior e 30% mais luminosa.

 

Para melhor visualizar este espetáculo, é possível que seja observado logo após o pôr-do-sol, às 18h do dia já mencionado, quando a Lua surgirá no horizonte ao leste e o Sol terá se posto ao oeste. A Lua vai estar linda, romântica, puro feitiço, mas comenta-se que essa mesma Lua tem o poder de influenciar as marés por ação gravitacional, e também os fenômenos climáticos. Esse tamanho não convencional estimula as forças da natureza como terremotos, vulcões e maremotos.

 

Na aparição mais recente desse fenômeno, em 2005, foi o dia que ocorreu o terremoto na Indonésia, e as últimas “SuperMoons” aconteceram em 1992, 1974 e 1955, gerando o furacão Katrina, que também coincidiu com a data, sendo assim marcados por desastres climáticos. Estranhamente a aproximação desse Perigeu calhou com a tragédia japonesa em Sendai, muito embora abalos sísmicos não sejam fenômenos meteorológicos.

 

Datas de Março: dia 19 Super Lua; dia 20 – às 20h e 21min o equinócio da mudança de estação para o outono (quando em todo planeta o dia e a noite tem o mesmo numero de horas); dia 22Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 92.

 

Postado por: Geyse Bárbara

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza