ESPORTE: Chapecoense e Atlético Nacional se reencontram após tragédia

Diz a Conmebol que a final da Recopa acontece nesta terça-feira, 19h15 (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó. Mas não leve isso a sério. Trata-se apenas de protocolo. A decisão começa bem antes. Na verdade, já começou. Com festejos marcados a partir de 14h, Chapecó mostrará que o encontro entre Chapecoense e Atlético Nacional é muito mais do que “apenas futebol”. Muito provavelmente, o duelo dos adversários mais unidos de todos os tempos, e desde 29 de novembro do ano passado.

Homenagem da Chapecoense à Colômbia (Foto: Reprodução)

É impossível não acordar nesta terça-feira como se estivesse saindo de uma máquina do tempo. Quem na Arena Condá não se imaginará naquele dia 30 de novembro? O jogo que não existiu. A homenagem que existiu. Tudo que cercou aquela quarta-feira estará na mente dos cerca de 20 mil presentes para decisão da Recopa – os ingressos estão esgotados. Sim, haverá uma partida, há questões desportivas que se reduzem a 90 minutos diante do todo que se espera.

Reconstruída, a Chapecoense chega para a partida embalada por cinco vitórias consecutivas e líder em todos os quesitos no Campeonato Catarinense. Os colombianos também chegam em boa fase. Em 11 partidas no ano, são oito vitórias, apenas uma derrota, e a liderança da liga local.

Expectativa alta também para o que acontecerá com bola rolando. Vale lembrar que a decisão não terá gol qualificado fora de casa, e o título será decidido em 10 de maio, em Medellín.

Homenagens

A “decisão” da Recopa começará para valer em Chapecó às 14h na praça Coronel Bertaso, no centro da cidade. Um palco foi montado em frente à catedral para mobilizar torcedores na primeira da série de seis atos em homenagem ao Atlético Nacional. Com feriado na cidade, a programação conta ainda com passeata até a Arena Condá, que será abraçada pelos torcedores, shows no gramado antes de a bola rola, entrada dos times unidos, vídeos no intervalo e show pirotécnico no final. Haja coração!

 Sobreviventes

Parte importante das homenagens será a participação de Alan Ruschel, Neto e Follmann no gramado. O trio estará na Arena Condá desde às 16h para uma série de ações e tem presença confirmada no vestiário para passar energia positiva para os companheiros. A expectativa é de muita emoção. Na manhã de segunda-feira, eles já se reuniram com os organizadores do evento e não se contiveram.

Neto, Ruschel e Follmann em momento de descontração: trio estará na Arena Condá nesta terça-feira (Foto: Cahê Mota)

Reciprocidade

A decisão da Recopa será o auge de uma relação de irmandade poucas vezes vista entre adversários no esporte. Se a Chapecoense participa da Recopa, deve-se a decisão do Atlético Nacional de abrir mão do título da Copa Sul-Americana depois da tragédia de 29 de novembro. A decisão partiu dos próprios jogadores, e muitos ainda estão no elenco. A recepção dos colombianos em Chapecó, com homenagens espalhadas por toda cidade, é outro sinal da conexão eterna entre os dois alviverdes.

Reconstrução

Apesar de todas as homenagens e do cunho emocional da partida, não dá para desvencilhar da questão esportiva. E o título da Recopa seria a afirmação de que a Chapecoense está no caminho certo no processo de reconstrução. Depois de altos e baixos no início da temporada, a equipe engrenou no Catarinense, mas precisa ainda de uma grande provação. O revés em casa para o Lanús, pela Libertadores, deixou dúvidas, mas o duelo com o campeão da Libertadores será o tira-teima para equipe que contratou 24 jogadores e renasceu após a tragédia.

Chapecoense x Atlético Nacional

Data e local: Terça-feira, 04 de abril, às 19h15 (de Brasília), na Arena Condá;
Competição: decisão da Recopa, primeira partida;
Chapecoense: Artur Moraes, João Pedro, Grolli, Nathan e Reinaldo; Girotto, Luiz Antonio e Dodô; Arthur Kayke, Túlio de Melo e Rossi;
Transmissão: SporTV (com Julio Oliveira e Raphael Rezende).

GE

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza