Dois dos três senadores do RN votarão a favor do Impeachment

Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) já adiantaram que votarão pelo afastamento da presidente.

Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) já adiantaram que votarão pelo afastamento da presidente.

Com a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Senado prevista para o dia 17 de maio, a bancada do Rio Grande do Norte na Casa já se posicionou. Serão dois votos a favor do afastamento e um contra. Os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) já adiantaram que votarão pelo afastamento da presidente. A senadora Fátima Bezerra (PT) é contra.

Dos 81 senadores, 48 já declararam publicamente, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que votarão favorável ao impedimento. São necessários 41 votos. Os senadores que estão a favor do governo somam 19. Cinco estão indecisos. Seis preferem não adiantar posicionamento. Os outros três não foram encontrados para comentar. Se o legislativo acatar, Dilma será afastada inicialmente por 180 dias.

O pedido de impeachment foi lido na sessão desta terça-feira (19), no plenário do Senado. O presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu para que os líderes indiquem os membros da Comissão Especial, que será formada por 21 parlamentares, em 48 horas. A comissão será indicada na próxima terça-feira (26) e terá 10 dias para avaliar o relatório da Câmara. A votação em plenário está prevista para o dia 17 de maio.

Se a Casa confirmar a abertura do processo, uma nova comissão avaliará o caso por seis meses para relatar se a gestora praticou crime de responsabilidade. Na votação final, que culmina com a volta da presidente ou a cassação, após esse período, são necessários dois terços do Senado para referendar o impedimento, o que corresponde a 54 votos dos 81 existentes na Casa.

Allan Darlyson

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza