Dispersão de usuários da cracolândia era ‘esperada e planejada’, diz secretário

Operação realizada pela Polícia Militar e Civil no domingo, 21.

A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado iniciaram nesta segunda-feira, 22, a busca por usuários de droga da Cracolândia para convencê-los a iniciar tratamento. Um dia após a megaoperação das Polícias Militar e Civil na região, que prendeu 38 pessoas, os dependentes avançaram para outras vias fora do “quadrilátero do crack”. Segundo David Uip, secretário estadual da Saúde, a dispersão era “esperada e planejada”.

“As pessoas foram buscar outros lugares e era absolutamente esperado e planejado. Nós sabíamos que ia acontecer e estamos preparados”, disse o secretário.

Segundo ele, 200 agentes das áreas da saúde e de assistência social da Prefeitura e do Estado já estão nas ruas para buscar os usuários e oferecer atendimento. Desde a operação, segundo o secretário, já foram atendidas 38 pessoas no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) e 13 internações voluntárias no Centro de Convivência do programa Recomeço, na Rua Helvétia.

“Estão indo em busca de convencimento para que eles venham ao atendimento no Cratod e na Helvétia. Essa é uma palavra importante: convencimento. Ninguém vai fazer algo truculento ou brusco”, disse Uip.

O secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara, disse que 300 usuários passaram a noite em abrigos da Prefeitura. Segundo Pollara, a administração na próxima semana irá instalar, ao lado da unidade do Recomeço, um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). A estrutura pré-fabricada tem capacidade para receber até 80 pessoas por dia.

Neste domingo, 21, 600 agentes participaram da ofensiva contra o tráfico de drogas na Cracolândia, que ainda contou com apoio de helicópteros que sobrevoaram a área. Para ação, foram expedidos cerca de 70 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão.

Ao final da operação, o prefeito João Doria (PSDB) disse acreditar que a área não voltará a ser um ponto frequente de venda e uso de drogas. No entanto, Uip disse não ser possível “predizer” o futuro da região. “Não consigo predizer as coisas. Eu trabalho com fatos e com ciência. Vamos publicar cientificamente uma porção de dados. Eu trabalho com isso: com ciência e com fato. Não trabalho com previsão, nem do lado otimista nem do lado pessimista. Temos que fazer o que é devido e amparado pela ciência”, afirmou.

Agência Estado

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza