Dilma quer Constituinte para a reforma política

A presidenta Dilma Rousseff propôs nesta segunda-feira durante reunião emergencial com os governadores dos Estados e prefeitos das capitais a realização de um plebiscito que autorize a convocação de uma Assembleia Constituinte específica para fazer a reforma política.“Quero, neste momento, propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de processo constituinte específico para fazer a reforma política que o País tanto necessita”, afirmou Dilma. 

 
Segundo a presidenta, “o Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está”. A reforma política, segundo ela, deverá ampliar a participação popular e os horizontes da cidadania. Além disso, destacou mais 5 pontos:
 
1- pacto pela responsabilidade fiscal nos governos federal, estaduais e municipais, para o controle da inflação;
 
2 – pacto pela reforma política: incluindo um plebiscito popular sobre o assunto e a inclusão da corrupção dolosa como crime hediondo. 
 
3 – pacto pela saúde: "importação" de médicos estrangeiros para trabalhar nas zonas interioranas do país e mais vagas para estudantes de medicina.
 
4 – pacto pelo transporte público: a presidente anunciou que o governo destinará 50 bilhões de reais a novos investimentos em obras de mobilidade urbana.
 
5 – pacto pela educação pública: 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação e 50% dos lucros do pré-sal para a educação.
 
 

 

Postado por: Jean Souza

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza