Dilma oficializa Aeroporto Governador Aluízio Alves

Agora é oficial. O aeroporto que está sendo construído em São Gonçalo do Amarante, em uma parceria público privada, passa a denominar-se Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. A Lei 12.920, de 24 de dezembro, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, foi sancionada com a publicação no Diário Oficial da União. A proposta, levada ao Congresso Nacional pelo presidente da Câmara dos Deputados,  Henrique Alves, filho do homenageado, foi aprovada por unanimidade em todas as comissões e em todas as votações na Câmara e no Senado.

 

 

 

“Fiz um apelo à presidenta Dilma no sentido de sancionar o projeto antes do final do ano. Ontem, ela pediu à ministra Gleisi [Hoffmann, da Casa Civil] que me informasse sobre esse presente de Natal que muito me emocionou. A partir de agora, o aeroporto passará a se chamar, por justiça, Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves”, disse Henrique.

Distante 40 quilômetros do Centro de Natal e ocupando uma área de 15 milhões de metros quadrados, o novo aeroporto terá duas pistas de 3 mil metros de extensão por 60 metros de largura, possibilitando a operação de grandes aeronaves. Com capacidade inicial para embarque e desembarque de até 6,2 milhões de passageiros/ano, o aeroporto é considerado estratégico para desenvolvimento do Rio Grande do Norte, assim como estratégica para a economia potiguar foi a chegada a energia de Paulo Afonso, em abril de 1963. Por coincidência, a primeira operação de vôo comercial do Aeroporto Internacional Aluízio Alves está prevista para abril, mais precisamente 3 de abril de 2014.

Homenageado
 

Aluízio Alves foi governador entre 1961 e 1965, quando inseriu o Grande do Norte no mapa do desenvolvimento brasileiro. Foi um governo de realizações e de transformação. Com a energia de Paulo Afonso, que inaugurou juntamente com o presidente João Goulart, o RN iniciou o processo de industrialização, criando as bases para um crescimento diversificado e não mais centrado na produção agrícola.

Aluízio foi deputado constituinte em 1946, sendo reeleito sucessivamente até chegar ao governo Estado. Ao final do seu período administrativo, elegeu o sucessor. Foi eleito deputado federal em 1966, mas não mandato que recebeu nas urnas. Em 7 de fevereiro de 1969 foi cassado por ato do regime militar, que também suspendeu por 10 anos os seus direitos políticos.

AA deu a volta por cima ao ser escolhido ministro da administração no governo do presidente José Sarney. Assumiu o Ministério da Integração Regional em 1994, no governo Itamar Franco com uma missão: elaborar o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco para garantir a segurança hídrica no Semiárido do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Postado por: Eduardo Bezerra

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza