Deputado propõe instalação de internet sem fio em orelhões

O deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 750/15) que obriga as concessionárias de telefonia a instalar pontos de acesso sem fio (wifi) à internet em todos os telefones públicos, também conhecidos como orelhões.

De acordo com o projeto, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97), os equipamentos deverão ter capacidade para estabelecer quantidade simultânea de conexões de acesso à internet compatível com a demanda de dados no local sem cobrança de qualquer taxa, preço ou tarifa, por conexões de até 300 megabytes (330 MB).

Para Mendonça, oferecer internet grátis é uma parte importante na universalização da comunicação e terá baixo custo de instalação para as concessionárias.

“É preciso considerar que, apesar da simplicidade técnica e do baixo custo de instalação, os benefícios sociais e econômicos dessa medida seriam enormes, pois ela criaria uma imensidão de pontos de acesso à internet, criando um vetor de universalização do acesso à banda larga”, ponderou.

De acordo com a 10ª edição da pesquisa sobre Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), citada pelo deputado, 55% da população brasileira têm acesso à internet, o que representa 94,2 milhões de usuários. Segundo a pesquisa, o celular é a ferramenta mais usada para conexão, com 76% da preferência. Em seguida, vem o computador de mesa (54%), o notebook (46%) e o tablet (22%).

Segundo a Agência Câmara Notícias, o projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Via Salatiel De Sousa – RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza