De criança pobre no Beco da Lama ao The Voice Brasil

A criança pobre que dormiu nas ruas da Cidade Alta, morou em albergues na adolescência e pediu oportunidade a Pedro Abech para estrear sua voz no palco do seu bar em 2002, no Beco da Lama, é a terceira natalense aprovada no The Voice Brasil, já no quinto e último dia de audições às cegas do programa.

A potiguar de 32 anos interpretou ‘Morô?’, de sua autoria. Carlinhos Brown, Daniel e Cláudia Leitte apertaram o botão e viraram a cadeira para a participante. “Esse momento é muito importante pra você, meu bem”, diz Lulu Santos.

Ao fim de sua apresentação, Brown brincou com Khrystal. “O cristal ilumina, reluz”, disse o técnico. A potiguar começa a chorar de emoção. “Deixe a emoção percorrer você”, diz Lulu Santos. Brown continua brincando. “Khrystal e Natal têm uma rima fantástica, assim como Brown e Khrystal. Você pode escolher quem você quiser, que estará em boas mãos”. “Eu vou ficar com tu, Brown”, diz a cantora.

Início no Beco da Lama

Khrystal tocava violão antes de cantar. Acompanhava músicos no Abech Pub, na Cidade Alta. Anos de 1998 e 1999. Nos intervalos, ocupava o microfone para soltar a voz. Pedro Abech se rendeu à pequena morena e abriu espaço para suas apresentações solo. Outros convites vieram. Em 2004, Khrystal conheceu o produtor Zé Dias e o trabalho se tornou mais profissional e visível.

Em 2007 veio o primeiro álbum, Coisa de Preto, com repertório regional e basicamente de interpretações. Por essa época, montou, junto a Simona Talma, Luiz Gadelha, Valéria Oliveira e Ângela Castro, o Projeto Retrovisor. O projeto rendeu visibilidade para todos os integrantes e, na parceria com outros talentos, a exemplo de Luiz Gadelha e Valéria Oliveira, a veia de compositora de Khrystal aflorou.

Após a turnê O Trem, composta por clássicos da MPB e do baião e que rodou o Nordeste e palcos do Sudeste, Khrystal lança seu segundo álbum, Dois Tempos, praticamente construído com músicas de sua autoria, em parcerias com Ricardo Baya, Valéria Oliveira, Luiz Gadelha e Zé Fontes. Pela segunda vez o disco recebe elogios de Tárik de Souza e outros jornalistas da área musical do Sul e Sudeste.

A “Khrystalina” também está prestes a concluir sua participação no filme A Luneta do Tempo. O longa é dirigido por Alceu Valença e Khrystal, convidada pelo próprio, interpreta o papel de uma das cangaceiras do bando de Lampião.

Ainda este mês, Khrystal foi escolhida pelo júri popular a Artista do Ano, pelo Prêmio Hangar de Música. A solenidade de entrega da premiação aconteceu no Teatro Riachuelo, com presença, entre tantos artistas, da vencedora da única edição do The Voice, a brasiliense Ellen Oléria, e do baiano Pepeu Gomes.

Postado por: Jean Souza / Portal no Ar

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza