Consumo de energia no país recuou 1,8% em 2015

Como já era esperado, o total de energia gerada no ano passado no país, incluindo o consumo e as perdas técnicas, registrou uma queda de 1,8% em comparação a 2014. De acordo com dados do Boletim de carga mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram mais atividade econômica, houve queda de 3,2%, assim como na Região Sul. Já no Nordeste o total de carga gerada cresceu 3,2%, e, no Norte, 1,7%.

Em dezembro, o total de energia gerada foi de 65.306 Megawatts (MW) médios, uma queda de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2014. O resultado, porém, mostra uma ligeira recuperação, de 0,6%, frente ao mês anterior.

O ONS atribui o desempenho ao alto endividamento das famílias e a taxa de juros e desempregos elevados. O órgão também considera que a pequena melhora da carga gerada em no mês passado deve-se ao “movimento de normalização dos estoques da indústria e a uma tímida melhora das expectativas”.Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que representam 60% doconsumo total do país, houve crescimento de 1,2% em relação ao mês de novembro. O ONS destacou que também contribuiu para esse aumento do consumo o forte calor no último ano do ano em todas as regiões do país.

O ONS destaca em seu boletim que o forte aumento das tarifas de energia elétrica vem se refletindo nos padrões de consumo e contribuindo decisivamente para a redução da carga de energia gerada no país, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e Sul, onde o impacto tarifário tem sido maior.

O Globo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza