Conheça o projeto que leva arte e literatura a pessoas de todo o RN

Circuito Potiguar do Livro.

Circuito Potiguar do Livro.

Você já se deparou com as minibibliotecas que estão espalhadas pela cidade do Natal e do interior do Rio Grande do Norte? As pequenas casas coloridas que abrigam livros de todos os gêneros são parte do Circuito Potiguar do Livro, integrado ao projeto Casa das Palavras. A intenção é compartilhar boas histórias e estimular o desapego, e qualquer pessoa pode deixar ou pegar um livro, gibi ou cordel.

Muitas pessoas precisam e querem ter acesso à livros e boas leituras, mas não têm acesso aos livros. Já são 30 minibibliotecas, patrocinadas pela Cosern – Grupo de Neoenergia e inspiradas no projeto norte-americano, Little Free Library, espelhadas no estado. Todas buscam democratizar a leitura e promover ações de solidariedade entre os cidadãos da cidade.

Casa das Palavras

O projeto Casa das Palavras teve início em 2014 e percorre municípios do estado levando arte e cultura às pessoas. A programação lúdica com fortes referências da cultura potiguar oferece oficinas de coral, de coral, xilogravura, cordel, contação de histórias, mamulengo, teatro, além de encontros e palestras com autores, lançamento de livros e apresentações artísticas.

Em depoimento no site oficial do projeto, o cordelista Manoel Cavalcante conta que a experiência em participar da Casa das Palavras em sua terra natal, Pau dos Ferros, foi emocionante “como ver o mar a primeira vez”. A última atividade realizada foi um bate-papo sobre ilustração na Escola Municipal de Santos Reis, em Natal. Na ocasião, a designer Raíssa Bulhões falou sobre processo criativo e universo do desenho para crianças das 3º e 5º série.

Nesses três anos de atividades, a trupe já passou pelas cidades de Assú, Pau dos Ferros, Currais Novos, Ceará-Mirim, Macaíba, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró, Natal, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e Parelhas. Em 2017, o roteiro passará também pelas cidades de Pau dos Ferros, João Câmara e São Gonçalo do Amarante.

Casa das Palavras recebe patrocínio da Cosern, da Oi e do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei de incentivo à cultura Câmara Cascudo, e da Unimed Natal, Arena das Dunas e prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão.

Bianca Pessoa

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)