Brasileiros no exterior apoiam protestos do Brasil

Manifestantes de Dublin, na Irlanda, apoiam protestos no Brasil
 
Os manifestantes contra o aumento dos preços do transporte público no Brasil ganharam apoio no exterior neste domingo 16. Marchas organizadas por redes sociais levaram, segundo estimativas das polícias locais, mais de 250 pessoas às ruas de Berlim, capital da Alemanha, e outras 2 mil em Dublin, na Irlanda. Além de cerca de 100 manifestantes em Nova York, nos Estados Unidos, e 150 em Montreal.
 
Em Berlim, a passeata criticou principalmente a violência policial em São Paulo e os gastos com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil. "Essa marcha é para mostrar aos alemães, para as pessoas que moram aqui e também para a mídia que está acontecendo algo no Brasil e que o país precisa ser olhado com atenção", disse Juliana Doraciotto, organizadora da manifestação em Berlim, à agência de notícias alemã Deutsche Welle.
 
O protesto, organizado pelas redes sociais, foi além do aumento da passagem e da violenta repressão policial em São Paulo. "Está relacionado também com maneira de fazer política no Brasil, ao transporte público de má qualidade e a como qualquer manifestação democrática é muito reprimida pela polícia, principalmente em São Paulo", explicou o estudante de Urbanismo Guilherme Maruyama da Costa.
 
Os manifestantes criticaram também a forma como a imprensa na Alemanha cobriu os protestos em São Paulo. Segundo Juliana Doraciotto, a mídia alemã tratou o tema de forma parcial, sem mostrar a realidade brasileira. A cobertura da manifestação no Brasil destacou que os protestos foram desencadeados por um aumento de apenas sete centavos de euro.
 
A ação foi organizada nas redes sociais e faz parte do evento "Democracia sem Fronteiras", no qual brasileiros residentes em outros países estão planejando uma série de manifestações em pelo menos 27 cidades como Madri, Paris, Londres, Lisboa, Nova York, Cidade do México e Buenos Aires.

 

Postado por: Jean Souza / CartaCapital

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza