Bill Gates levanta fundos para criar bateria de celular movida à urina

 

 

Transformar urina em energia elétrica é o mais novo projeto da Bill and Melinda Gates Foundation, fundação do criador da Microsoft e do Windows que visa melhorar o saneamento básico para pessoas de todo o mundo. Estimulando cientistas a inventarem soluções que se baseiem na transformação de dejetos humanos em algo útil, eles encontraram a ideia com pesquisadores ingleses.

Os responsáveis pela invenção são os pesquisadores do Bristol Robotics Laboratory, na cidade de Bristol, na Inglaterra. Estes cientistas desenvolveram uma tecnologia capaz de converter a urina em eletricidade. Com o projeto ainda em andamento, eles mostraram o que tinham feito e ganharam o apoio de Gates.

Na apresentação que foi feita à fundação, o sistema foi utilizado para dar uma carga em um telefone celular. A sua tecnologia impressionou tanto que acabou recebendo um belo reconhecimento: foi premiada com uma bolsa da fundação para que sua pesquisa possa ser levada adiante.

O funcionamento é “simples”: foi criada uma espécie de célula que contém um grupo de micro-organismos capaz de utilizar a urina, “quebrá-la” e gerar esta eletricidade. Todo este processo ocorre em uma estrutura com os conversores para realizar a sucção da urina com um cabo. Deles, saem a eletricidade e também o “resto” da urina.

Os pesquisadores afirmam que o maior desafio do projeto no momento é criar um grande número de conversores para conseguir realizar conversões significativas de energia. Seu trabalho parece “nojento”, porém a longo prazo pode se tornar uma grande revolução que permitiria, por exemplo, uma pessoa criar energia elétrica a partir do seu próprio banheiro.

A ideia da fundação de Bill Gates é justamente estimular inovações como esta, que têm o potencial para não só melhorar as condições de saneamento básico como também fazer dos dejetos humanos algo útil de alguma maneira. Resta acompanhar o desenvolvimento desta tecnologia e torcer para que ela saia do papel e explore todo o seu potencial.

Postado por: Eduardo Bezerra / Tech Tudo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza