Avião cai na Rússia durante pouso e mata 62 pessoas

Um Boeing-737/800 caiu na madrugada deste sábado (19, noite de sexta no Brasil) ao tentar pousar no aeroporto de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, matando todas as 62 pessoas a bordo – 55 passageiros e sete tripulantes.

Segundo as autoridades aeroportuárias, as vítimas a bordo do voo 981 da FlyDubai morreram na hora, quando a aeronave se chocou violentamente contra o solo às 3h50 locais.

O acidente aconteceu quando o avião, que realizou seu primeiro voo comercial em dezembro de 2010, fazia sua segunda tentativa de aterrissagem devido à falta de visibilidade provocada por um denso nevoeiro, além da forte chuva e dos ventos constantes.

Segundo diversas fontes, o avião da FlyDubai teve que esperar por mais de duas horas antes de iniciar a segunda manobra de aterrissagem em Rostov-on-Don.

Aparentemente, quase todos os passageiros do voo FZ 981 eram cidadãos russos, em alguns casos famílias inteiras, que tinham passado férias em Dubai, a cidade mais importante dos Emirados Árabes Unidos, enquanto os tripulantes eram estrangeiros.

As autoridades descartam um possível incêndio como causa do acidente, e o Comitê de Instrução da Rússia confirmou que a explosão aconteceu quando o Boeing se chocou contra a pista de aterrissagem.

Cerca de 50 efetivos dos serviços de emergência russos foram enviados ao local do acidente para extinguir o incêndio e buscar possíveis sobreviventes. No entanto, fontes aeroportuárias consideram improvável que alguém possa ter sobrevivido.

O aeroporto de Rostov-on-Don, um dos maiores do sul da Rússia, foi fechado logo após o acidente, por isso os aviões que aterrissariam em suas instalações foram desviados para a cidade de Krasnodar.

A FlyDubai é uma companhia de baixo custo fundada em 2009 pelas autoridades de Emirados Árabes e realiza rotas entre Dubai e quase 100 cidades asiáticas e do leste da Europa, entre elas Moscou, Kiev (Ucrânia), Sófia (Bulgária) e Belgrado (Sérvia).

Tanto a companhia, quanto a Boeing, abriram suas próprias investigações para esclarecer as causas da catástrofe.

UOL

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza