Atentado no Iraque antes da chegada do secretário da ONU deixa 15 mortos

Civis inspecionam caminhão que explodiu durante ataque suicida no Sul de Bagdá, no Iraque, nesta quinta-feira (30) (Foto: Karim Kadim/ AP)

Pelo menos 15 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas em um ataque suicida no sul de Bagdá, na madrugada desta quinta-feira (30). O atentado aconteceu horas antes da chegada ao Iraque do secretário-geral da ONU, António Guterres, segundo a agência Efe.

Um caminhão-tanque carregado de explosivos e conduzido por um suicida colidiu contra um posto de controle das forças de segurança na região de Al Daura.

Vários feridos estão em estado grave e foram internados em hospitais da região metropolitana da capital iraquiana, segundo a polícia. O número de mortos, portanto, pode aumentar.

A explosão danificou 11 caminhões e quatro automóveis que estavam nas imediações do posto de controle de segurança.

Horas depois do ataque, Guterres chegou a Bagdá, onde deve se reunir com as autoridades iraquianas, na segunda escala de sua viagem pela região.

Visita de Guterres

Guterres afirmou que irá examinar a ajuda humanitária no país e afirmou que a proteção dos civis deve ser a “prioridade absoluta”, no momento em que as forças iraquianas lutam para reconquistar Mossul, a segunda maior cidade do país, de acordo com a France Presse.

Muitos civis permanecem em Mossul, que em 2014 foi conquistada pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Guterres se reunirá com o primeiro-ministro Haider al-Abadi em Bagdá e depois viajará a Arbil, a capital da região autônoma dos curdos.

Além dos civis retidos pelos combates, muitos moradores foram obrigados a abandonar suas casas e fugir da cidade para escapar da violência.

As tropas iraquianas iniciaram em 17 de outubro uma grande operação para reconquistar Mossul, a grande cidade do norte do Iraque. No fim de janeiro retomaram a zona leste da cidade.

A ofensiva para recuperar a zona oeste começou em 18 de fevereiro. Desde então, mais de 200 mil civis fugiram dos combates no oeste de Mossul, de acordo com dados oficiais iraquianos.

G1

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza