5,6 milhões de usuários do Facebook são crianças; rede pode excluir perfis

Dos 955 milhões de usuários do Facebook – considerando os perfis falsos ou duplicados – estima-se que 5,6 milhões sejam crianças ou pré-adolescentes abaixo dos 13 anos de idade. O levantamento é da própria rede social, que garante proibir a participação de jovens nessa faixa etária.

Sites como o Facebook costumam restringir o acesso de pessoas com 12 anos de idade ou menos. Isso porque o Ato de Proteção à Privacidade Online de Crianças (COPPA, na sigla em inglês) determina que seja dispensado um tratamento especial para crianças – como não utilizar seus dados para publicidade direcionada e proteger mais a privacidade. Além disso, os pais deveriam emitir uma autorização expressa permitindo a participação dos filhos.

As informações foram divulgadas de forma tímida e à revelia do Facebook, porque a Federal Trade Comission (FTC) está apertando o cerco para restringir cada vez mais a participação de crianças em redes sociais e em sites que têm um público-alvo infantil.

De acordo com um estudo da June Consumer Reports, o Facebook exclui, todos os anos, 800 mil contas com esse perfil, embora isso não seja muito bem detalhado nos documentos entregues à FTC. Um dos motivos de existirem muitos perfis de crianças na rede, aponta o estudo, é que os próprios pais ajudam a criar as contas.

O porta-voz global da empresa, Frederic Wolens, disse à Reuters, por e-mail, que o Facebook está "comprometido a melhorar proteções para todos os jovens online".

Postado por: Fonte: Administradores.com.br

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza