135 mil pessoas não sabem que são soropositivas para HIV

A partir de janeiro, o Ministério da Saúde quer concentrar informações sobre casos de pessoas diagnosticadas com o vírus HIV, causador da Aids, para expandir os trabalhos de prevenção e tratamento de brasileiros.

Segundo o governo federal, atualmente existem no país entre 490 mil e 530 mil pessoas que contraíram o HIV, sendo que 135 mil ainda não sabem que são soropositivas. A notificação compulsória será feita por meio dos serviços de saúde, públicos ou privados. O sistema deve seguir o modelo já usado para computar casos de dengue, hanseníase e outras doenças. Hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) repassarão a quantidade de casos detectados para as prefeituras, que devem informar os estados e, posteriormente, comunicar o Ministério da Saúde. No entanto, segundo a pasta, dados sobre os portadores serão mantidos em sigilo.

"Queremos trazer todas as pessoas para o tratamento. Isso vai auxiliar no reforço do novo paradigma de prevenção, iniciado em agosto", disse o médico Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério. Segundo ele, no segundo semestre deste ano, o Brasil passou a tratar com coquetéis antirretrovirais os portadores do vírus HIV que apresentam taxas de linfócitos CD4 abaixo de 500 – os linfócitos CD4 são o principal alvo do HIV, e seu número diminui com a evolução da doença. Antes, recebia o tratamento apenas quem tinha nível de CD4 em 350 ou abaixo.

"Se a pessoa começar a tratar antes que o nível de CD4 desça para menos de 500, o infectado consegue ter uma qualidade de vida melhor para o resto da vida", explica o especialista.

Postado por: Jean Souza

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza