Arquivos:

Notícias

Pilota de Temer é 1ª mulher a comandar avião presidencial

Capitão da Força Aérea Brasileira, Carla Borges é primeira mulher a pilotar o avião presidencial

Aos 34 anos, a capitão da Força Aérea Brasileira Carla Borges é a primeira mulher a pilotar um avião presidencial no Brasil. Com o olhar altivo e os passos firmes, a militar se destaca em meio a um universo historicamente masculino, onde apenas uma a cada seis pilotos da instituição é mulher.

Às vésperas da data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – lembrado nesta quinta-feira (8) –, a militar que transporta o presidente Michel Temer em viagens oficiais recebeu o G1 na Base Aérea de Brasília para contar parte de sua trajetória.

As flexões “capitã” e “pilota” estão registradas oficialmente no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), organizado pela Academia Brasileira de Letras. Mesmo com a chancela do idioma, a maior parte das mulheres na carreira militar diz preferir o termo “neutro” – neste caso, as palavras flexionadas no masculino.

Mais que a personalidade, o currículo da piloto que chama a atenção. A capitão – como é chamada pelos colegas da FAB – assumiu o posto na aeronave presidencial em 2016, quando completou 13 anos de habilitação para conduzir aviões.

“Estou orgulhosa de ter chegado aonde eu cheguei.”

Carla também foi a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião, localizado no estado de Roraima, que emprega o modelo A-29 Super Tucano na defesa das fronteiras do país.

Capitão Carla Borges fala sobre presença feminina na aviação

Em pouco mais de dez anos de carreira, Carla acumulou mais de 1,5 mil horas de voo no comando de nove modelos diferentes de aeronaves. Durante todo esse período, ela disse não ter sentido diferença de gênero no tratamento entre os colegas militares dentro da FAB.

Apesar disso, a capitão recorda o fato de, ainda na primeira turma de mulheres aviadoras, em 2003, compor um grupo de apenas 20 mulheres em um universo de 180 pessoas. A Força Aérea Brasileira só passou a aceitá-las na corporação a partir de 1982.

“Vejo que as pessoas estão valorizando mais a presença feminina na Força Aérea, não porque tem diferença entre os pilotos, mas para mostrar para as mulheres que [elas] têm essa possibilidade.”

Sonho de menina

A paixão da militar pela aviação surgiu na infância, quando os “olhos brilhavam ao ver uma aeronave passar”. Na família e na escola onde estudou, ela lembra de, ainda menina, sempre ter sido incentivada a seguir a carreira.

Em entrevista concedida à própria FAB, quando assumiu o controle do avião presidencial, a pilota disse que o pioneirismo no setor ajudou a “abrir portas para outras mulheres” que, até então, “não sabiam que poderiam ser pilotos da Força Aérea”.

“Me sinto honrada de cumprir essa missão de estar transportando a maior autoridade de um país”, afirma Carla.

Notícias

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

(mais…)

Notícias

UFC: Cyborg nocauteia Kunitskaya no 222

O cinturão é do Brasil e ninguém tira! Ao menos o título peso-pena feminino do UFC, em posse de Cris Cyborg. Com uma nova performance arrasadora, a brasileira nocauteou Yana Kunistakaya aos 3m25seg do primeiro round da luta principal do UFC 222, no sábado, em Las Vegas, e manteve o cinturão com a quinta vitória dentro do octógono mais famoso do mundo.

Notícias

Filhos inocentam pai da acusação de abuso sexual após 13 anos

Jovens afirmam que mentiram na época, após serem acuados por espancamentos de uma amiga da ex-mulher do acusado

Ele havia sido condenado a 27 anos de prisão e, desde 2017, cumpria pena em uma penitenciária de Guarulhos (Grande São Paulo).

Entre 2014 e 2016, ele havia conseguido recorrer da sentença em liberdade. Mas, no ano passado, pouco antes de ser preso, a história teve uma reviravolta: os dois filhos decidiram mudar os seus depoimentos.

(mais…)

Notícias

Após anúncio de novas armas nucleares, Kremlin nega corrida armamentista

O Kremlin negou hoje (2) que a Rússia queira iniciar uma nova corrida armamentista e que suas novas armas nucleares, apresentadas ontem pelo presidente russo, Vladimir Putin, sejam dirigidas contra algum país específico. A informação é da agência EFE.

No discurso de quinta-feira (1º), o chefe do Kremlin anunciou que seu país possui um míssil nuclear capaz de inutilizar o escudo antiaéreo americano e qualquer ataque procedente do exterior.

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!