Assembleia oferece orientação jurídica gratuita à população

Foto: Eduardo Maia

Foto: Eduardo Maia

Com o objetivo de facilitar o acesso de população de baixa renda ao sistema judiciário, a Assembleia Legislativa em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procon da Assembleia e a Faculdade Estácio de Sá oferecem, durante todo o dia de hoje (12), orientação jurídica gratuita.

A iniciativa orienta e encaminha as pessoas atendidas aos órgãos competentes, além de esclarecer seus direitos e deveres e o que pode ser feito juridicamente. O atendimento é gratuito e feito por advogados e estudantes de Direito, sob supervisão de profissionais e faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Advogado. Ontem (11) aconteceu a sessão solene no plenário da Casa.

O motorista Marco Polo está há dois meses tentando reaver o dinheiro referente ao pagamento de uma cobrança indevida feita em seu cartão de crédito. O problema é que uma cobrança no valor de uma torradeira elétrica foi faturada em sua conta e ele não levou o eletrodoméstico para casa. “Minha esposa fez a compra, deu um erro na hora do pagamento e disseram na loja que não ia ser cobrado, mas foi. Depois disseram que o valor ia ser estornado e não foi”, reclamou. Marco Polo recebeu orientação dos advogados do Procon da Assembleia e se disse satisfeito com o atendimento. “Agora sei o que devo fazer”, afirmou.

O caso de Marco Polo faz parte do serviço oferecido pelo Procon, que realiza uma média de 500 atendimentos por mês. “Estamos aqui para tirara dúvidas e orientar a população sobre os seus direitos como consumidor”, explicou a advogada Ludymila Weber. Os serviços de telefonia, plano de saúde e compra de eletrodomésticos lideram o ranking de reclamações no Procon.

A funcionária autônoma Elzomar Mendonça procurou o serviço de assistência e orientação jurídica oferecido na manhã de hoje para esclarecer dúvidas relacionadas a um processo relacionado à pensão alimentícia. “Consegui tirar minhas dúvidas e fui encaminhada para resolver minha situação”, disse.

Elzomar foi atendida por advogados da Faculdade Estácio de Sá, que alia a oferta do serviço à população a iniciação da prática jurídica para seus alunos. “Estamos aqui para facilitar o acesso à justiça e oferecer essa vivência aos nossos alunos, tudo com orientação de advogados e professores”, disse o professor Alberto Busquets.

O núcleo de assistência jurídica da AOB também participa da ação com os encaminhamentos necessários à resolução de questões nas áreas alimentícias, de família e alvarás de pequeno porte. “Nossa missão aqui é um retorno social que a OAB dá a quem não pode pagar um advogado. É uma ajuda para suprir essa lacuna”, destacou a advogada Danusa Custódio de Oliveira.

O serviço de atendimento jurídico faz parte das comemorações pelo Dia da Advogado, celebrado no dia 11 de agosto, e estão sendo feitos no auditório da Assembleia, até as 17h desta quarta-feira (12).


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza