Resumo do caos em Natal neste domingo (15) devido as fortes chuvas

Transbordando
Pelo menos quatro lagos de captação em Natal transbordaram na madrugada deste domingo (15): São Conrado (Dix-Sept Rosado), duas na Cidade da Esperança e a do conjunto Pirangi. Elas não suportaram o volume de chuva e a água invadiu casas. Pela manhã os moradores deixavam os locais com auxílio de botes e tentavam retirar pertences pessoais.

Bote
No início deste domingo (15), moradores da rua Lucrécia, em Lagoa Nova, aproveitaram o momento de estiagem para limpar as casas e contabilizar os prejuízos em decorrência das chuvas que caíram desde a última sexta-feira, em Natal. Por causa do alagamento da via, foi preciso usar um bote inflável para sair de casa e ajudar quem precisava.

Procurando
Um grupo formado por quatro crianças, entre 10 e 14 anos, estava ganhando dinheiro por resgatar placas de veículos que caíram dos automóveis por causa das chuvas acumuladas nas ruas. No cruzamento das avenidas Jaguarari e Jerônimo Câmara, os meninos já recolheram aproximadamente 100 placas que são devolvidas aos proprietários após pagamento de R$ 10,00 ou R$ 5,00.

Calçadão
Na praia de Ponta Negra as chuvas causaram alguns estragos no novo calcadāo da orla, apesar de pequenos e localizados. A estação de esgotos da Caern, no final da rua Cláudio Gomez Teixeira transbordou, espalhando dejetos e arrancando pedras no piso do passeio. Um pouco mais adiante, as chuvas arrastaram areia, brita e barro do canteiro de obras da empresa que recupera o calçadão.

Doações
O ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, está recebendo doações para as vítimas dos deslizamentos de terra em Mãe Luiza. São necessários colchonetes, lençóis, agasalhos, itens de higiene pessoal, comida e água. O ginásio está funcionando como ponto de apoio. Por enquanto, não há necessidade de transferência das famílias para o Nélio Dias. Segundo Carlos Marinho, coordenador de eventos da Secopa, ele e sua equipe ainda não sabem se são necessários voluntários, mas as doações são importantes neste instante.

Comitiva
Uma comitiva formada pelo prefeito Carlos Eduardo, a vice-prefeita Wilma de Faria e o deputado federal Henrique Eduardo Alves, além de vários secretários municipais, visitou na tarde de hoje (15) a avenida Guanabara, no bairro Mãe Luiza, onde houve o deslizamento de toneladas de terra, durante a noite de ontem (14) e manhã deste domingo. Ninguém se feriu. Pelo menos 65 casas foram interditadas pela Defesa Civil municipal. Pelos cálculos do secretário de Defesa Social, Paulo César Costa, cerca de 20 casas desmoronaram. Ainda não se sabe quantos imóveis estão com a estrutura comprometida.

Alagamento
Os moradores das residências alagadas em algumas ruas e travessas do bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, estão deste as primeiras horas dodomingo (15) em mutirão para retirar móveis e até veículos que foram totalmente estragados pela água das galerias de drenagem da lagoa Petra Kely. A lagoa é a maior construída na região, mas não transbordou. A água que alagou as casas das ruas Maria de Jesus França, Rosilda Melo e Praia de Sibaúma subiu pelos bueiros da rede de galerias que interligam a lagoa Petra Kely a outro reservatório localizado na avenida Abel Cabral.

Solidariedade
Não param de chegar doações para os desabrigados em Mãe Luíza. Dois pontos de recebimento de material no bairro estão abertos e foi registrado um fluxo intenso de pessoas trazendo ajuda. São moradores do bairro, instituições de caridade, grupos humanitários, que estão se mobilizando através das redes sociais. Na segunda (16) a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social irá se reunir com os organizadores da coleta para distribuir o material. Na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, os bancos estão lotados de roupas, calçados, agasalhos, lençóis, água, fraldas descartáveis, comida não perecível. De tanto receberem material, ainda nem foi contabilizado o quanto já chegou no local.

Com informações da Tribuna do Norte

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza