Natal articula forças de segurança no combate à violência

Prefeito Carlos Eduardo preside reunião de reativação do GGI-M em Natal (Foto: Alex Régis/Prefeitura do Natal)

Prefeito Carlos Eduardo preside reunião de reativação do GGI-M em Natal (Foto: Alex Régis/Prefeitura do Natal)

A segurança pública no Brasil há muito tempo deixou de ser uma competência exclusiva dos Estados Federativos. As altas taxas de criminalidade encontradas em todo o país são a prova de que somente com a ação dos governos estaduais o poder público irá perder rapidamente essa guerra contra as facções criminosas que insistem em instaurar um clima de medo e terror na sociedade. Os municípios devem assumir um lugar de destaque no combate à violência.

Por entender esse papel que os governos municipais devem assumir, a Prefeitura de Natal reativou nesta semana o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M). O GGI-M é um organismo ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) que tem o objetivo de integrar as instituições ligadas à área de segurança em todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) nas questões envolvendo a capital potiguar.

A formatação do grupo de trabalho é plural e conta com a participação de representantes de órgãos das diversas esferas governamentais na área de segurança pública. O grupo tem na presidência o prefeito Carlos Eduardo e integrantes das secretarias municipais de Defesa Social, Trânsito e Transporte (STTU), Obras e Infraestrutura (Semov), Saúde (SMS), Educação (SME), Serviços Urbanos (Semsur), Assistência Social (Semtas), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Políticas para as Mulheres (Semul). No âmbito estadual, as polícias Civil e Militar, secretaria de Segurança Pública, Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros. Da esfera federal, participam a Receita, a Policia Federal e a Policia Rodoviária Federal. O Poder Judiciário também está presente com membros da Justiça Estadual e do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Os encontros para deliberação e acompanhamento das ações acontecerão mensalmente.

O principal objetivo da iniciativa é fortalecer a prevenção e o combate às ações criminosas que estão deixando a população natalense vulneráveis nos últimos anos. Os números não mentem e comprovam o fato da violência em Natal ter atingido índices dignos de países que estão em estado de guerra. De acordo com a pesquisa feita pela fundação City Mayors, centro de estudo dedicado a temas urbanos, a capital potiguar atingiu a taxa de 58 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. A estatística deixa a capital potiguar entre as cidades mais violentas do mundo.

Guarda Municipal é uma das forças de segurança participantes do GGI-M (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)

Guarda Municipal é uma das forças de segurança participantes do GGI-M (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)

O Gabinete de Gestão Integrada do Município de Natal já realizou a sua primeira reunião ordinária e aprovou a criação de Câmaras Técnicas de Prevenção e de Videomonitoramento para auxiliar na prevenção e no combate as ações criminosas na capital. Esses comitês vão formatar e sugerir a aplicação de ações direcionadas dentro das suas áreas de atuação. No caso da Câmara de Videomonitoramento, a ideia principal é integrar as 154 câmeras de monitoramento dos órgãos municipais em uma central única para ampliar a capilaridade da vigilância da cidade.

O prefeito mostrou muito otimismo quanto ao sucesso do GGI-M. Carlos Eduardo acredita que o trabalho em conjunto das instituições das três esferas governamentais representa um avanço no campo da segurança pública. “Essa integração é fundamental”, destacou. Ele lembrou ainda que, além de ações de repressão, a Prefeitura tem buscado coibir a violência na cidade com a ampliação e o fortalecimento dos serviços nas áreas da educação, saúde, assistência social, esporte, cultura e geração de emprego e renda.

Para o prefeito, quando toda essa rede de serviços públicos funciona, o cidadão pensa duas vezes antes de cometer algum delito. “Mesmo com as dificuldades financeiras, estamos ofertando serviços de qualidade à população, o que também ajuda a diminuir a violência em nosso território”, observou.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza