Forte onda de calor deixa 5 mortos e mais de 3 mil hospitalizados no Japão

Mulher se protege do forte calor em Tóquio (Foto: Thomas Peter / Reuters).

Mulher se protege do forte calor em Tóquio (Foto: Thomas Peter / Reuters).

Cinco pessoas morreram e mais de 3 mil tiveram que ser hospitalizadas no Japão devido à onda de calor que afetou o país durante a última semana, informou nesta quarta-feira (15) a imprensa local. Os mortos eram pessoas de idade avançada que não resistiram às elevadas temperaturas registradas em parte do país.

Em locais como nas províncias de Gunma e Fukushima, elas superaram os 39 graus, acompanhadas por um índice de umidade superior a 63%.

Além disso, cerca de 3.200 pessoas foram hospitalizadas em todo país durante os últimos oito dias por sintomas relacionados com o calor, a metade delas de 65 anos ou mais, de acordo com dados das autoridades japonesas divulgados pela agência “Kyodo”.

Entre os hospitalizados há oito vítimas em estado crítico, informou a emissora estatal “NHK”.

A Agência Meteorológica Japonesa (JMA) recomendou aos cidadãos das zonas mais afetadas pela onda de calor que se hidratem suficientemente e evitem a exposição direta ao sol.

As previsões indicam que o calor diminuirá a partir desta quarta, quando as temperaturas máximas devem atingir 35 graus. Quase todo o Japão, porém, deve ficar nublado pela chegada do tufão Nangka.

Junho foi o mais quente em todo o planeta desde o início dos registros de temperatura no final do século XIX, disse hoje a JMA.

A temperatura superficial média global para o mês ficou 0,41 graus centígrados acima da média entre os anos de 1981 e 2010, além de 0,76 graus superior à média de todo o século XX.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza