Arquivos:

Mundo

Maior buraco já registrado na camada de ozônio do Ártico acaba de se fechar

O anúncio foi feito pelos pesquisadores do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus

Em fevereiro, cientistas descobriram um buraco na camada de ozônio sobre o Ártico que foi crescendo até atingir mais de um milhão de quilômetros quadrados. Era o maior já registrado, e agora acaba de se fechar.

O anúncio foi feito pelos pesquisadores do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus. Eles explicaram que a recuperação provavelmente não teve relação com a diminuição das emissões de poluentes devido à prática de isolamento social ao redor do mundo.

Esse buraco sequer foi consequência da poluição, e sim de um vórtice polar especialmente poderoso. Trata-se de um sistema de baixa pressão e ar frio que envolve ambos os polos.

Quando esse fenômeno se dissipou pela presença de terra e montanhas na região, a camada de ozônio conseguiu se recuperar.

Além da extensão impressionante, o buraco chegou a esgotar o ozônio encontrado em quase 18 quilômetros de estratosfera.

A escassez de ozônio no Polo Sul, por outro lado, é causada pela ação humana: poluentes fazem com que substâncias como cloro e bromo cheguem à estratosfera, tornando mais fina a camada que protege a Terra da radiação ultravioleta.

O Globo
Mundo » Saúde

Dinamarca é o 1º país na Europa a reabrir creches e escolas

Dinamarca começou a a reabrir suas escolas nesta quarta-feira (15), após um mês de fechamento em consequência da pandemia do novo coronavírus. O país, que decretou o fechamento dos estabelecimentos em 12 de março para conter a propagação do novo coronavírus, foi o primeiro europeu a reabrir as creches e escolas do ensino básico.

Mundo

O Irã divulgou os números atualizados da Covid-19. Com 1.512 novas infecções nas últimas 24 horas, o total agora é de 76.389. Também foram 94 mortes, chegando a 4.777 ao todo. É oitavo país com maior número de infectados no mundo.

A cidade de Guayaquil, no Equador, vive a pior situação da América do Sul por conta do coronavírus. A prefeita Cynthia Viteri declarou que hospitais e cemitérios e hospitais entraram em colapso, não tendo mais espaço “nem para vivos e nem para mortos”. O país registra mais de 7,5 mil casos e 369 mortes, sendo que mais de 70% desses números ocorreram em Guayaquil, mas há centenas de óbitos e infectados não “oficializados”. Entenda como o Equador chegou a esse ponto.

A Organização Mundial de Saúde atualizou os números da Covid-19 nas Filipinas. São 230 novas infecções, totalizando 5.453 até a manhã desta quarta-feira(15). É o país com mais casos na região Sul da Ásia. Também foram registradas mais 14 mortes – são 349 ao todo.

A China está “profundamente preocupada” com o anúncio do presidente Donald Trump de suspender a contribuição financeira americana à Organização Mundial da Saúde (OMS) por sua gestão da pandemia de coronavírus.

O porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Zhao Lijian, afirmou que a decisão vai reduzir a capacidade da organização e minar a cooperação internacional contra a pandemia. Países europeus também lamentaram a decisão de Trump.

A Espanha registrou uma redução no balanço diário de mortes provocadas pelo coronavírus, com 523 óbitos nas últimas 24 horas. O número total de mortes passa de 18,5 mil. O número de contágios na Espanha, no entanto, aumentou após seis dias de queda. O total de casos notificados passa de 177,6 mil. Terceiro país mais afetado pela Covid-19 está sob um rígido confinamento desde 14 de março, mas alguns setores retornaram ao trabalho na segunda-feira (13).

A prefeitura de Moscou anunciou, nesta quarta-feira (15), que vai revisar o sistema que ajuda a controlar os deslocamentos durante o confinamento imposto para conter o avanço da pandemia de Covid-19. A capital russa é o epicentro dos casos de infecção pelo coronavírus no país, que tem mais de 24,4 mil doentes e 198 mortos. No primeiro dia de funcionamento do dispositivo, os usuários publicaram várias fotos e vídeos nas redes sociais, mostrando filas gigantescas nas imediações das estações de metrô.

A União Europeia (UE) organizará, em 4 de maio, uma conferência de doadores para arrecadar fundos para impulsionar o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus – anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta quarta-feira (15). Será uma tentativa de acelerar o financiamento imediato para conseguir soluções contra a doença.

Os ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais dos países do G20 realizam nesta quarta-feira (15) uma reunião virtual, para tratar sobre os desafios causados pela pandemia do coronavírus no mundo.

O Vietnã decidiu estender o confinamento (lockdown) por mais sete dias em 12 províncias do país, que conta com 267 casos confirmados até a manhã desta quarta-feira (15).

G1
Mundo

Coreia do Norte afirma que não tem casos confirmados de coronavírus e intriga o mundo

Foto: Divulgação

O regime da Coreia do Norte afirmou no último domingo (12) que o país não registra nenhum caso da Covid-19. Essa informação também foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O órgão afirma que centenas de pessoas testaram positivo para a doença. No entanto, já não há mais vestígios da covid-19 no país.

“Adotamos medidas preventivas e científicas como inspeções e quarentenas para todas as pessoas que chegavam ao país, desinfetamos os produtos, fechamos as fronteiras e bloqueamos todas as rotas marítimas e aéreas”, afirmou Pak Myong Su, diretor do departamento de epidemias da Coreia do Norte.

Por se tratar de um regime autoritário e sem garantia de liberdade de expressão, é difícil saber o que ocorre no país.

A pandemia já atingiu 180 países e o mundo tem mais de 1,8 milhão de casos confirmados e 113 mil mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Mundo

Diante de proibição de procissões, bispo abençoa Guayaquil de helicóptero

Foto: Divulgação

O bispo auxiliar de Guayaquil, Giovanni Battista, abençoou nesta quinta-feira (9) a cidade de Guayaquil, a mais atingida pelo coronavírus no Equador, onde as procissões da Semana Santa foram proibidas devido à pandemia. Usando máscara e luvas e acompanhado por um padre, Battista embarcou em um helicóptero com uma custódia dourada nas mãos com a qual deu a bênção a Guayaquil (sudoeste). A capital da província de Guayas concentra 68% dos casos de coronavírus e mais da metade dos mortos no país.

Em uma transmissão ao vivo feita pela Arquidiocese de Guayaquil foi possível assistir ao bispo fazendo uma cruz com a custódia, enquanto rezava pelos habitantes do Equador, onde 80% de seus 17,5 milhões de habitantes são católicos.

Mundo

Internado com coronavírus, Boris Johnson deixa a UTI após 3 dias

Foto: Reprodução

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, deixou a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) na tarde desta quinta-feira (9), após três dias, segundo o jornal The Guardian. Ele está internado com coronavírus no Hospital St. Thomas, em Londres, desde o último domingo.

Mais cedo, havia sido informado que Johnson tinha apresentado “melhora” no quadro. De acordo com um porta-voz do governo, a quarta noite do premiê na unidade de saúde e terceira na UTI havia sido classificada como “boa”.

A partir de agora, ele receberá um monitoramento “rigoroso” durante a fase inicial de sua recuperação. “Ele está extremamente de bom humor”, disse o porta-voz.

Na ausência de Johnson, o ministro de Relações Exteriores, Dominic Raab, está na liderança do governo. Em entrevista hoje, ele afirmou que o Reino Unido não tem previsão para deixar o isolamento.

Por Jovem Pan

Mundo

China passará a importar soja dos EUA; Brasil é principal exportador

Foto: Divulgação

A China, que costumeiramente importa soja do Brasil, deve passar a adquirir o produto também por meio dos Estados Unidos. Os recentes ataques da família Bolsonaro ao país asiático são motivos para a decisão, que teria sido tomada por “questões de segurança”.

De acordo com a coluna de Nelson de Sá, na Folha de S. Paulo, o noticiário chinês fez várias referências ao Brasil na última semana. O tabloide Huanquiu/Global Times, por exemplo, ironizou em um título que, durante a escalada dos números do novo coronavírus, “Presidente brasileiro convoca jejum para se livrar do pecado”.

Além disso, a agência de notícias chinesa Xinhua fez um levantamento na América Latina, que mostrou que a região registra, até aqui, 30 mil casos da Covid-19. O Brasil tem mais de um terço destes casos.

Já a rede CCTV ressalta que “três epidemias estão para acontecer ao mesmo no Brasil” – além do coronavírus, cita dengue e gripe.

Em entrevista coletiva no último sábado, coberta pelo diário Xin Jing Bao, um membro ministério da Agricultura chinesa, Wei Baigang, afirmou que “muitas pessoas se preocupam que a soja importada do Brasil venha a ser afetada. De acordo com ele, “as importações do Brasil não foram afetados em março, e as importações dos EUA devem crescer”.

Vale lembrar que Brasil e China viveram um momento de crise diplomática, no mês de março, após o filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, publicou em suas redes sociais ataques ao outro país. “Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Subistitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa (…) A culpa é da China e liberdade seria a solução”, escreveu.

No dia 24 do mesmo mês, Jair Bolsonaro afirmou ter conversado por telefone com o presidente da China, Xi Kinping, para “reafirmar nossos laços de amizade, e ampliar nossos laços comerciais”.

Mundo

Covid-19: Nova York tem redução de mortes e internações caem 50%

Foto: Divulgação

Atual epicentro da pandemia de coronavírus no mundo, Nova York teve, nesta segunda-feira (06/04), notícias animadoras a dar. O número de internações caiu em 50% em 24 horas. Estatísticas divulgadas pelo governo também apontaram queda no número de mortes, de 630 no sábado para 594, no domingo.

O estado de NY tem 4.129 óbitos relacionados ao Covid-19. O governador do estado, Andrew Cuomo, tem publicado diariamente informações em sua conta pessoal no Twitter.

Nesta segunda (06/04), Cuomo prorrogou o prazo de isolamento no estado. Escolas, comércios e serviços não essenciais deverão ficar fechados, agora, até 29 de abril. Quem não seguir a recomendação, corre o risco de ser multado em até US$ 1 mil, aproximadamente R$ 5,3 mil.

“Eu gostaria de prometer aos novaiorquinos que tudo isso vai acabar em breve. Mas eu não posso. Isso é algo que eu não posso prometer. Eu vou continuar trazendo fatos e tomando decisões baseadas em ciência e dados. Os novaiorquinos não merecem menos que isto”, publicou.

A expectativa do governador é que a curva de infecções esteja chegando o seu auge, para depois cair em declínio. Mas antes, há de passar pela fase de estabilização de novos casos.

“Eu também desejo que tudo isso acabe. Faz apenas 30 dias desde o nosso primeiro caso, mas parece uma vida inteira”, disse o governador em, coletiva de imprensa, no domingo. “Acho que todos nós nos sentimos desse jeito. Isso pressiona o país e o estado de um jeito que, francamente, eu nunca vi na minha vida”, disse Andrew.

Cuomo recebeu a autorização do presidente norte-americano, Donald Trump, para utlizar o navio hospital da Marinha como centro de tratamento para pacientes com coronavírus. A embarcação está atracada no litoral do estado e a medida deve desafogar hospitais convencionais, que já têm 17 mil pessoas internadas. Dessas, 4. 5 mil estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Por Metrópoles

Mundo

China registra aumento de novos casos de coronavírus

Foto: Divulgação

A China continental registrou 30 novos casos de coronavírus no sábado (4), contra 19 no dia anterior, com o aumento do número de casos envolvendo viajantes do exterior e também transmissões locais, o que destaca a dificuldade de combater o vírus. A Comissão Nacional de Saúde disse em comunicado neste domingo (5) que 25 dos casos mais recentes envolveram pessoas que vieram do exterior, em comparação com 18 casos no dia anterior.

Cinco novas infecções transmitidas localmente também foram relatadas no sábado, todas na província costeira do sul de Guangdong. A China continental já registrou um total de 81.669 casos, enquanto o número de mortos aumentou em três, para 3.329. Os chamados casos importados e pacientes assintomáticos, que têm o vírus e podem transmiti-lo mesmo sem apresentar sintomas, se tornaram uma das principais preocupações da China nas últimas semanas.

Mundo

Coronavírus: Mortes na Espanha diminuem pelo terceiro dia seguido

Coronavírus na Espanha – Foto: Divulgação

O número de mortos em um dia na Espanha voltou a diminuir neste domingo (5), de acordo com o Ministério da Saúde. O último balanço apontou 674 mortes em 24 horas. Esse é o boletim diário com menor número de óbitos nos últimos dez dias.

Segundo o chefe da defesa, o número traz “uma pequena mensagem de esperança”.

O diretor da Organização Mundial de Saúde na Europa, disse que há motivo para “otimismo cuidadoso” e que isso é resultado de abordagens inovadoras e decisões corajosas.

O primeiro-ministro Pedro Sanchez anunciou no sábado (4) novas medidas de isolamento para os espanhóis e estendeu o confinamento por mais três semanas.

Confira a sequência dos últimos dias:

Quinta-feira (2): 950
Sexta-feira (3): 932
Sábado (4): 809
Domingo (5): 674

Mundo

Cidade portuguesa compra container frigorífico para eventual preservação de cadáveres

Foto: Divulgação

A Cidade de Cascais em Portugal comprou containeres para a preservação de cadáveres até serem possível enterrar ou cremar. O presidente da Câmara municipal da Cidade, Carlos Carreiras divulgou que a medida “vem reforçar os meios dos Serviços Municipais de Proteção de Civil (SMPC)”.

Com o crescimento da doença na Europa e no país, a cidade se antecipou as possíveis mortes. Todas as unidades são capazes de trabalhar em temperaturas de -20ºC a +15ªC. Todas as unidades são sujeitas previamente à saída de parque a um FULL-PTI (Pre-Trip Inspection) atestando o funcionamento das maquinas conforme as convenções internacionais.

“Ficará adstrito ao futuros Centro de Comando e Controlo (C3) nas actuais instalações de logística e onde passará a funcionar também o SMPC, a Polícia Municipal é o Centro Informático da CMC”, disse o Presidente da Câmara.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!