Arquivos:

Luto » Mundo

MUNDO: Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e ganhador do Nobel da Paz

O ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, morreu neste sábado, 18, na Suíça. Sua fundação, por meio de um comunicado, anunciou sua morte, apenas indicando que ele teria sofrido uma doença súbita. Nascido em Gana em 1938, o africano foi um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz.

Chefe da diplomacia das Nações Unidas entre 1997 e 2006, ele foi internado às pressas num hospital de Berna, na Suíça. Os detalhes sobre seu funeral ainda estão sendo organizados.

Mundo

TRAGÉDIA: Avião com mais de 70 pessoas a bordo cai em aeroporto do Nepal na manhã de hoje (12)

Equipes de resgate trabalham após avião cair no aeroporto de Katmandu, no Nepal, na manhã desta segunda-feira (12) (Foto: Niranjan Shreshta/ AP)

Um avião de passageiros caiu enquanto aterrissava no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal, na manhã desta segunda-feira (12), deixando vários mortos. A aeronave da companhia aérea bengalesa US-Bangla transportava 67 passageiros e quatro tripulantes, segundo a Reuters.

O número de mortos ainda está impreciso. A Associated Press, citando a polícia local, diz que 38 pessoas morreram e 23 ficaram feridas. A France Presse afirma que 40 pessoas morreram. A Reuters, baseada em uma contagem do exército, afirma que ao menos 50 morreram.

As autoridades do aeroporto informaram que 17 pessoas foram resgatadas com vida da aeronave, que tinha saído de Dacca (capital de Bangladesh), de acordo com a porta-voz do aeroporto, ouvida pela agência Reuters.

A BBC afirma que o avião caiu do lado leste da pista do aeroporto Tribhuvan e que a aeronave pousaria às 14h20 no horário local (5h30, em Brasília), citando informações do site de monitoramento aéreo FlightRadar24.

A mídia local identificou a aeronave como uma S2-AGU, um Bombardier Dash 8 Q400, mas a informação não foi confirmada oficialmente. O aeroporto foi fechado após o acidente.

G1
Mundo » Terrorismo

Explosão de carro-bomba em Cabul deixa 63 mortos e mais de 150 feridos

Uma explosão ocasionada por um carro-bomba neste sábado, 27, deixou pelo menos 63 mortos e 151 feridos no centro de Cabul, capital do Afeganistão, de acordo com o último levantamento das vítimas informado pelo porta-voz do Ministério da Saúde do Afeganistão, Ismail Kawosi. O governo ainda teme que o número de mortos e feridos aumente.

O ataque, reivindicado pelo grupo terrorista Taleban, ocorreu por volta das 12h50 locais (5h20 em Natal) em frente à antiga sede do Ministério do Interior, onde funcionam alguns órgãos da pasta, e perto de um dos escritórios do Diretório Nacional de Segurança (NDS), a principal agência de inteligência do país.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, confirmou que um suicida, com um carro lotado de explosivos, conseguiu entrar no complexo do ministério. “Ele detonou o veículo quando foi identificado pelos agentes”, disse o porta-voz. O porta-voz dos talebans, Zabihullah Mujahid, reivindicou o atentado através de uma mensagem divulgada no aplicativo de mensagens Telegram. “Um mártir com um carro-bomba atingiu o primeiro ponto de controle perto Ministério do Interior”, disse.

Mujahid ainda afirmou que havia uma grande concentração de policiais afegãos na área na hora do ataque. No local também está o hospital público Jamhuriat e os escritórios de algumas organizações não governamentais. A região é muito movimentada por civis pela existência de vários mercados.

Mundo

VÍDEO: Homem é atropelado por trem enquanto tirava selfie

Um vídeo postado nas redes sociais mostra o momento em que um homem é atingido por um trem enquanto fazia uma selfie. O caso ocorreu na cidade de Hyderabad, Índia. Nas imagens, é possível ver o homem com a câmera do celular voltada para o seu rosto e a locomotiva vindo logo atrás.

Na gravação, é possível ouvir que a locomotiva emite um sinal sonoro alertando o jovem. No entanto, foi em vão. Logo depois, o trem atropela o rapaz, que voa longe dos trilhos. Milagrosamente, o homem, que não foi identificado, conseguiu sobreviver.

Arte » Currais Novos » Mundo

MADE IN CURRAIS NOVOS: Rasmussen “Mocó”, o talento curraisnovense exportado para o mundo

De Currais Novos para o Mundo, o garoto que adorava rabiscar cartoons – desenhos humorísticos – na infância, se tornou um dos maiores artistas plásticos brasileiro nos Estados Unidos. Rasmussem, ou MOCÓ, criou um novo conceito de arte, o Naïf Contemporâneo, que mistura a arte primitiva com a cultura pop da atualidade. “Acreditei nessa ideia e sou o precursor desta arte”, comenta.

Ao chegar nos EUA há 13 anos, morou na Califórnia e depois se mudou para Miami, na Flórida, onde abriu uma galeria de arte num bairro artístico, mas retornou à Califórnia onde mora até hoje. “Sou mais reconhecido aqui no Brasil e as pessoas tem orgulho de mim. Nos EUA, sou mais conhecido como pintor, eles me veem como um profissional. Aqui, sou mais querido”, lembra MOCÓ, que esteve em Currais Novos no final de novembro para visitar a família e os amigos.

Com cerca de 200 obras espalhadas pelo mundo, ele lembra que todas as inspirações tem como origem Currais Novos. “Minha arte é Currais Novos, nasci aqui e tudo que tenho é daqui”, afirma. De inspirações, nenhum pintor como Da Vinci ou Portinari, mas, artistas genuinamente potiguares. “Sou apaixonado pelos artistas da terra, eles que me inspiraram: Flávio Freitas de Natal, Francisco Iran de Currais Novos e Iaponi Araújo de São Vicente”, diz. Sobre seu estilo de arte, MOCÓ lembra que está em constante evolução. “Estou sempre estudando, não paro, e nas horas vagas estudo história, conceitos”, comenta.

A ironia carregada nos cartoons da infância também está presente em sua obra. Seu novo conceito de estúdio de arte, na Califórnia, a MOCOTOPIA, se destaca no cenário artístico dos Estados Unidos, e será assunto do programa “Planeta Brasil”, da Globo Internacional em dezembro. “Vivo para a arte e ela me dá o suporte, principalmente emocional e de reconhecimento”, finaliza.

Rasmussem, “Mocó”, criou um novo conceito de arte com identidade genuinamente curraisnovense

João Bezerra - Revista Pulsação
Mundo

BEM FEITO! Em vídeo, ministro Gilmar Mendes é hostilizado por brasileiras em Lisboa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi hostilizado em Portugal por duas brasileiras, que gravaram um vídeo enquanto abordavam o magistrado.

O ministro aparece passeando em frente à Livraria Sá da Costa, no bairro de Chiado, quando as mulheres o abordam: “O senhor é de uma injustiça imensurável. Deve estar querendo se disfarçar aqui, andando como um comum dos mortais, coisa que não é”, diz uma das mulheres. A outra prossegue: “O senhor não tem vergonha do que faz pelo País?” Em outro momento do vídeo, a brasileira diz que “viu o senhor de longe”. “A gente pede pra Deus levar o senhor para o inferno.”

Mendes não responde os comentários feitos pelas brasileiras, e segue caminhando com um sorriso no rosto.

Mundo

‘MUITO DOIDO’! Vinho de maconha te deixa chapado, mas é 100% livre de álcool e não dá ressaca

Vinho que deixa bêbado sem ter álcool e não dá ressaca parece impossível, mas ele existe, é de maconha e veio da Califórnia, nos Estados Unidos. A iguaria foi produzida pela vinícola Rebel Coast.

Uma garrafa do vinho, que se asemelha ao branco e é feito de maneira tradicional, incluindo a fermentação de uvas, contém cerca de 16mg de THC, componente responsável pela onda na maconha. Em cerca de 15 minutos os efeitos começam a ser sentidos.

O sabor, segundo os fabricantes, além da erva, reúne tons herbáceos, de capim limão, lavanda e tons cítricos. Uma garrafa custará cerca de 60 dólares, cerca de R$200, e a venda vem junto com a liberação do uso recreativo da maconha, que é permitido no país. Uma taça tem 35 calorias.

Mundo

‘POPEYE’ que injetou óleo no corpo pode ter que amputar os braços

O jovem russo de 21 anos que injetou um óleo conhecido como Synthol no corpo para ficar com “músculos” pode ter que amputar os braços, que ele costuma chamar de “bazucas”.

Conhecido como “Popeye”, Kirill Tereshin virou fenômeno nas redes sociais de vários países por causa da “musculatura”. Com o uso da substância oleosa, os braços do russo cresceram cerca de inimagináveis 25 centímetros em apenas dez dias.

“Meus braços de bazuca estão despencando”, escreveu ele no Instagram. Chamado de aberração, Kirill disse que queria ser famoso no Instagram. “Em um mês, ganhei 106 mil seguidores. Amo ser reconhecido”, comentou o russo.

Um médico alertou inicialmente que “Popeye” poderia ficar com os braços paralisados. Agora, o alerta é ainda mais grave: há risco de amputação. “O risco não é imediato, mas ele provavelmente vai encarar a amputação no futuro”, comentou o médico Evgeny Lilin.

O Synthol é uma combinação de azeite, lidocaína e álcool benzílico. Mesmo que interrompesse hoje a aplicação do óleo, o russo continuaria com a substância por sete ano no corpo.

Mundo » Variedades

ÁSIA: Homem mata cobra com as mãos dentro de um trem

Uma viagem de trem na Indonésia foi interrompida quando passageiros viram uma cobra no teto de um vagão. As pessoas se afastaram, e seguranças chegaram ao local, mas quem resolveu a situação foi um homem franzino de mochila. Ele subiu num assento para alcançar o invasor no porta-bagagens, arrancou-o de lá com a mão e bateu com a cabeça do réptil no chão. O animal, aparentemente, morreu na hora.

As autoridades não informaram qual era a espécie da cobra ou mesmo se era venenosa. O trem, que viajava entre Jacarta e Bogor, localidade ao sul da capital, fez uma parada de emergência quando ela foi localizada em um dos bagageiros. De acordo com a Empresa de Ferrovias Indonésias (KCI), o réptil teria escapado da mala de um passageiro.

“Lamentamos o incidente e pedimos desculpas aos passageiros que foram afetados”, declarou uma fonte da KCI.

Nas zonas rurais da Indonésia, é comum observar animais de todo tipo nos transportes públicos, mas estão proibidos nos trajetos urbanos.

Mundo

SERÁ? Durante coletiva nos EUA, presidente do Irã declara fim do Estado Islâmico

Presidente do Irã, Hassan Rouhani, durante coletiva de imprensa em Nova York, Estados Unidos 20/09/2017 REUTERS/Stephanie Keith

Foto: Reuters

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, declarou o fim do Estado Islâmico em pronunciamento transmitido pela televisão estatal nesta terça-feira.

O general Qassem Soleimani, um comandante graduado da Guarda Revolucionária do Irã, também declarou o fim do Estado Islâmico em mensagem enviada ao líder supremo do país nesta terça-feira, que foi publicada no site de notícias da força, o Sepah News.

Vídeos e fotos de Soleimani, que comanda o braço da Guarda Revolucionária responsável pelas operações fora do Irã, na linha de frente de batalhas contra o Estado Islâmico no Iraque e na Síria têm sido publicados frequentemente pela mídia iraniana nos últimos anos.

Reuters

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!