Arquivos:

Mulher » Policial » Rio Grande do Norte

No RN 8% dos casos de violência contra a mulher são investigados

Doze anos após a Lei Maria da Penha entrar em vigor, as denúncias de casos de violência contra a mulher são alarmantes no Rio Grande do Norte. De janeiro a julho de 2018, apenas 8% das ligações que chegam ao Disque Denúncia (0800 281 2336), foram investigados. No período, das 1.260 ligações, 108 denúncias foram registradas. No mesmo período de 2017, foram recebidas 840 denúncias e somente em 63 foram registrados em boletins de ocorrência, 7,5%.
A titular da  Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Norte (SPMRN, Flávia Lisboa, analisou os dados preocupantes em relação a violência contra a mulher e frisou a importância da conscientização de crianças, adultos e idosos sobre direitos e deveres. Nesse mês, data em que é promovido o “Agosto Lilás”, Lisboa explicou que foram escolhidos temas de abordagem e atividades voltados para comunidades quilombolas, indígenas e ciganos.

Considerados ambientes machistas, na avaliação de Flávia Lisboa, a população como um todo e também desses locais deve repensar a cultura do machismo.  “Culturalmente esses ambientes são machistas, o papel do homem é centralizador. Com pequenas ações podemos mudar um pouco essa visão”, disse Lisboa.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o RN reduziu em 28,6%, de 2016 para 2017, o número de medidas protetivas concedidas às mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2016, foram 1.495 medidas protetivas concedidas. Já no ano passado, foram 1.067, um total de 428 a menos. Além disso, o Estado ficou em último lugar no ranking nacional no que diz respeito aos processos baixados, ou seja, que tiveram reposta, seja ela favorável ou não à vítima. Em 2016, foram 2.778 processos baixados. Em 2017, o número foi de 1.484.

Campanha
A programação do Agosto Lilás promovido pelo Governo teve início dia 1º de Agosto com a iluminação em Lilás de prédios, pontes e viaduto. Estão sendo feitas palestras em fábricas e shopping, os debates, as audiências e sessões nas casas legislativas, a participação de escolas públicas e privadas, as blitz junto com o DETRAN e a distribuição de material educativo em vários pontos da cidade. Ação junto com CBTU, Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública e Tribunal de Justiça, também estão previstas, assim como um dia de atendimento exclusivo para mulheres na Central do Cidadão para emissão de documentos.

“As ações são desenvolvidas para que as mulheres se reconhecem juntas como sujeitos de direitos, servem para a criação de uma nova cultura, de uma nova realidade  que estabeleça a igualdade de tratamento e de poder entre homens e mulheres, igualdade essa que requer também a adoção de políticas públicas eficazes à transformação social”, explicou Flávia Lisboa, titular da Secretaria.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL) programa uma série de atividades para marcar o Agosto Lilás, campanha que acontece em âmbito nacional e tem como propósito difundir informações sobre a não violência contra a mulher. A realização do Agosto Lilás também faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, um marco para o enfrentamento à violência contra a mulher, que hoje completa exatos 12 anos.

Dentro da programação da campanha, no próximo sábado (11) a diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMUL, Ana Cláudia Mendes, e a assistente social Elizete Bezerra participam de uma ação da SEHARP na comunidade da África na Redinha. Elas irão abordar com as famílias que irão receber novos imóveis, sobre equidade de gênero, Lei Maria da Penha, como evitar a violência contra a mulher e onde procurar ajuda em casos como esses.

Também no sábado (11) tem continuidade, na Escola Municipal Djalma Maranhão – localizada no bairro de Felipe Camarão, a capacitação de professores para a implantação do Programa Maria da Penha vai às Escolas no município do Natal. O programa vai atuar em quatro escolas localizadas estrategicamente nas regiões administrativas da capital.  O lançamento oficial do programa acontece no dia 25 na Escola Municipal Waldson Pinheiro, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte de Natal.

No dia 25 a Escola Municipal Waldson Pinheiro também sedia a ação “Um dia de Paz”, promovida pela SEMUL. A ideia é divulgar os projetos Mulheres da Paz e Projeto, que serão implantados ainda este ano no bairro, que foi escolhido por deter índices altos de violência. O Projeto Mulheres da Paz visa capacitar mulheres como mediadoras sociais e fortalecer redes de prevenção à violência doméstica e familiar. Já o projeto Protejo tem como foco jovens entre 15 e 24 anos em situações vulneráveis ou cumprindo medidas socioeducativas para a realização de capacitações que resgatem sua autoestima e ofereçam novas perspectivas.

Fonte: Tribuna do Norte

Eleições » Mulher

Cota de 30% para mulheres não é atingida pelos partidos

O Tribunal Superior Eleitoral faz, desde março deste ano, uma campanha por rádio e televisão para incentivar mulheres a ingressarem em partidos e concorrerem às eleições. No entanto, mesmo com os esforços da Corte, a quantidade de mulheres já cadastradas para o pleito de outubro sequer atingiu a cota mínima instituída por partido ou coligação, de 30%.

No último sábado (12), cada partido cadastrou no TSE e no TRE seus candidatos. No somatório, obteve-se um total de 13.642 candidatos para todos os cargos. Destes, apenas 3.955 são mulheres, o que corresponde a 28,99%. A chamada “minirreforma eleitoral de 2009” (Lei 12.034/09) definiu que no mínimo 30% dos candidatos de cada partido ou coligação haveria de ser mulheres. Agora, os partidos têm até o dia 6 de agosto para preencher vagas remanescentes e, assim, cumprir a lei.

Direitos Humanos » Mulher » Violência

Denúncias de violência contra a mulher no Ligue 180 aumentaram 60% após campanha

Foi lançada em maio a campanha “Violência contra as mulheres – Eu ligo”.

Foi lançada em maio a campanha “Violência contra as mulheres – Eu ligo”.

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse hoje (18) que as denúncias de violência contra a mulher, recebidas pelo Ligue 180 nas últimas três semanas, aumentaram em 60%. As ligações passaram de uma média de 12 mil para 20 mil por dia.

A campanha, “Violência contra as mulheres – Eu ligo”, foi lançada no dia 25 de maio e incluiu um novo aplicativo para celular chamado Clique 180, que pode ser baixado na internet. O aplicativo permite o acesso direto ao Ligue 180 e contém informações sobre os tipos de violência contra a mulher, dados de localização dos serviços da rede de atendimento e proteção, além de sugestões de rota para chegar até eles.

“A violência contra a mulher é uma chaga que estamos combatendo cotidianamente. É possível combatê-la por meio de políticas públicas de prevenção, proteção e punição aos agressores e por campanhas que mudam a cultura da violência no nosso país, como a campanha ‘Eu ligo’”, disse Eleonora.

A ministra ainda informou que foram relatados dois estupros de turistas estrangeiras desde o início da Copa do Mundo. Os crimes, segundo ela, foram cometidos por um brasileiro e um estrangeiro. Ainda na conversa, Eleonora repudiou as vaias e ofensas à presidenta Dilma Rousseff na abertura da Copa. “Foi lamentável, foi execrável.  As mulheres brasileiras se sentiram agredidas e humilhadas. O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher soltou uma nota lamentando e repudiando. Tem preconceito por ela ser uma mulher também”.

A primeira Casa da Mulher Brasileira deverá ser inaugurada em Brasília até o fim de setembro e a estimativa é de sejam inauguradas dez casas até o fim do ano. Esses centros integrarão serviços públicos de segurança, acesso à Justiça, saúde, assistência social e orientação para o trabalho, emprego e renda em 26 capitais.

Agência Brasil
Beleza » Currais Novos » Mulher

O Boticário comemorou 30 anos da franquia em Currais Novos com curso diferenciado de Automaquiagem

Turma do Curso de Automaquiagem em alusão aos 30 anos da franquia “O Boticário” em C. Novos.

Beleza e Glamour: Turma do Curso de Automaquiagem em alusão aos 30 anos da franquia “O Boticário” em C. Novos.

A mulher brasileira gosta de se embelezar, e faz disso uma rotina, não uma preocupação, até porque o mercado de cosméticos tem crescido muito, ofertando produtos de qualidade que aliam tecnologia a exuberância. A exemplo disso, uma das grandes investidoras nesta área é a empresa “O Boticário”, que vez ou outra lança novas coleções, inovando em perfumaria, pigmentos singulares em maquiagens e designes modernos.

Com propostas sempre criativas, que mesclam tecnologia, bom gosto e muita beleza, o empreendimento citado, com franquia de Currais Novos, encontra-se no ramo de fragrâncias exóticas e cosméticos da cidade já há 30 anos, e nos últimos dias realizou mais um super Curso de Automaquiagem, no CDL, ocasião na qual contou com a presença de palestrantes, blogueiras e várias aprendizes curraisnovenses.

Em alusão ao trajeto de sucesso da loja na terra da Scheelita, o momento esteve ainda mais abrilhantado e cheio de glamour, tudo isso porque a comemoração fez de um singelo instante um grande acontecimento. A equipe desta empresa, que preza pela simplicidade em meio a sofisticação, organizou uma programação seleta e não mediu esforços para acolher, agradar e deixar ainda mais bonitas as suas 43 participantes, dentre elas algumas cabeleireiras, maquiadoras profissionais e pessoas que já haviam experienciado o curso antes.

Num encontro todo especial, que teve a presença da dermatologista Dra. Dayse Oliveira, palestrando sobre os cuidados da pele; das blogueiras curraisnovenses Ana Cláudia Barreto e Dailla Azevêdo; filmagem por meio do programa Essencial, da apresentadora Maura Cruz; além da coordenação da arrojada Raphaella Rosas em parceria com Sueli Araújo, Rosana Sheron e Joênia Karine, o curso ainda ressaltou as tendências da atualidade em makes, produtos e cores. Fato é que foi unânime os elogios a organização, recepção, as novidades transparecidas e principalmente ao confortável e divertido espaço de aprendizado. Ao final, todas as participantes receberam um certificado.

Entre os destaques do acontecimento, houve o lançamento da coleção nova da linha “Make B. Barroco Tropical”, por Ronaldo Fraga, que inclui capa personalizada para Iphone e Palette de Maquiagem, esta última permite que você crie makes para todas as ocasiões com os seus mais de 50 itens. Ela reúne em um único produto as sombras, blushes e batons mais desejados da estação, bem como toda a praticidade que você precisa para arrasar. Puro luxo, agora você pode ter um minicamarim só seu!

Visite já “O Boticário” de Currais Novos, localizada na Praça Cristo Rei, nº 48, Centro ou entre em contato pelo telefone (084) 3412-1132, confira os lançamentos e as coleções em alusão a Copa do Mundo 2014. Clássica ou fashion, esta loja faz o seu estilo!

Do Jornal Expresso RN - Geyse Bárbara

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!