Arquivos:

Educação » Lagoa Nova

LAGOA NOVA: Escola estadual aplica a matemática em plantio de canteiros de verduras

Foto: Cedida

Em Lagoa Nova, no Seridó Potiguar, os alunos da escola estadual em tempo integral Angelita Félix Bezerra usam a matemática como ferramenta de combate ao desperdício de água e de produção de hortaliças. O projeto “Tempero Complexo”, tem mobilizado alunos, educadores e toda a comunidade escolar.

Organizado pelo professor de matemática, Carlos Antônio Fernandes, o projeto, iniciado em março, faz parte da eletiva da disciplina de Matemática, tem como objetivo o aproveitamento de água mineral desperdiçada no bebedouro da escola na implantação e manutenção de uma horta dentro do terreno pertencente a instituição de ensino.

A horta já beneficia a escola com legumes como coentro, alface, couve e rúcula. Também estão plantados para uma futura colheita o repolho, a cebolinha, e o pimentão. “A horta não utiliza agrotóxicos, e sim inseticidas orgânicos, que são implementados a partir de pesquisa feita pelos próprios alunos”, ressalta o professor Carlos Antônio Fernandes.

Para o secretário de Educação do RN, professor Getúlio Marques, os estudantes expandem suas aprendizagens com as atividades envolvendo a terra. “Por meio de um trabalho como este, os alunos trabalham a sustentabilidade de uma maneira muito viva, ativa, adquirindo aprendizado com significado. Nessa horta, o aluno vivência o conhecimento adquirido em sala de aula”, pontou Getúlio.

O projeto “Tempero Complexo” envolve 30 alunos do ensino médio e conta com seis canteiros, cada um medindo em torno de 1 metro de largura por 5 de comprimento. Cerca de 30 litros de água mineral do bebedouro são reaproveitados por dia no empreendimento produtivo dos jovens estudantes.

“Boa parte dos alunos está muito envolvida. Cada canteiro tem seis alunos como responsáveis. Os demais professores também apoiam e estimulam o projeto. A própria ideia de reaproveitar a água desperdiçada no bebedouro foi de um aluno nosso”, diz Carlos Antônio Fernandes.

A escola Angelita Felix tem 272 alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio. A culminância da iniciativa, que busca aliar o cultivo de uma hora ao ensino da Matemática, terá a realização de uma exposição com os legumes colhidos em julho deste ano.

Tempo Integral

O Rio Grande do Norte conta com 39 escolas estaduais de ensino médio em tempo integral, sendo sete centros estaduais de educação profissional. Cerca de 10.800 alunos estão matriculados.

Blog do BG
Lagoa Nova

LAGOA NOVA: Festa do Agricultor 2019

Lagoa Nova/RN, vivenciou uma das suas maiores festa do agricultor neste ano de 2019, esse ano festejou a sua 64ª Edição.

A mesma que pela primeira vez esteve no I Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias.
Com toda uma programação específica, o município desde o dia 14/05 esteve realizando diversas atividades como: Cursos de Bovinocultura de Leite, Cajucultura, Derivados de Leite, Seminário de Manejo da Cajucultura, Curso de Informática Básica.

Já na Quinta-feira (16), teve inicio o VII Torneio Leiteiro, que teve a participação de 10 produtores e 18 vacas, que dedicaram durante 2 dias para o torneio, encerrando no sábado (18), com a entrega das premiações.

No sábado (18), teve inicio o I Circuito Estadual de Exposição Agropecuária e Artesanal, onde os lagoanovenses puderam fazer suas exposições.

Na noite do Sábado, foi encerrado o torneio leiteiro, houve a entrega de certificados do curso de informática básica, contando com a presença do Secretário Estadual da SAPE/RN, Representes do Senar, Multicampo, Rancho Alegre, Laboleite (UFRN), dentre outras autoridade.
Também esteve presente para o Circuito Estadual, o presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Estadual Ezequiel Ferreira.
A noite foi encerrada pelo show do Humorista Hiran Delmar e as Autarquias do Humor, o coxinha.

Para o Domingo (19), a festa deu continuidade com o tradicional Desfile do Agricultor pelas principais ruas de nossa cidade.
Após o desfile, houve a Missa, presidida pelo Padre José Mário de Medeiros, pároco da Comunidade.

Ao término da missa foi realizada a entrega de brindes e sorteios.
Para encerrar com Chave de Ouro a festa do Agricultor, foi realizado show artístico cultural com Josué Nascimento e Guilherme Dantas.

 

Lagoa Nova » Saúde

LAGOA NOVA: Posto de Saúde Baixa Verde recebe novas instalações

Ontem (15), foi dia de festa na Comunidade Baixa Verde, a comunidade recebeu as novas instalações da Unidade Básica de Saúde, com consultório medico, consultório de enfermagem, consultório odontológico, todos climatizados.

A unidade que no ano de 2018, realizou mais de 6.000 atendimentos, ofereceu hoje pela primeira vez a realização de ultra sonografia, atendendo 51 pacientes.

“É com muita felicidade que cumprimos mais um compromisso de campanha, e vem muito mais por aí, até o final de 2020 reformaremos todas as unidades de saúde”, frisou o Prefeito Luciano Santos.

Lagoa Nova » Luciano Santos

LAGOA NOVA: Prefeito Luciano Santos se reúne com engenheiros e arquitetos.

O Prefeito Luciano Santos, se reuniu no inicio da tarde desta quarta-feira (24), com a equipe de engenheiros e arquitetos para planejar o levantamento arquitetônico e de engenharia, para reformar todas as unidades escolares do nosso município.

Em breve o município estará lançando o edital que contemplará com a reforma e melhorias de todas as escolas.

Ainda este mês será licitado: Recuperação das praças e construção da praça de eventos Geraldo Dantas, Estação Juventude e Reforma do Hospital Municipal, Reforma e ampliação do Centro de Saúde Abelardo Macêdo.

fátima bezerra » Governo do Estado » Lagoa Nova » Luciano Santos

Prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, se encontra com Governadora do Estado

O Prefeito Luciano Santos, cumprindo agenda na cidade do Natal/RN, no final da tarde da última sexta-feira (12) encontrou-se com a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

Na oportunidade, foi pautado o assunto “Meio Ambiente”, mais especificadamente sobre o Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Seridó e sobre a questão do lixo do nosso município.

A governadora frisou que estava sensível a situação dos resíduos dos municípios, lamentou a situação que o estado se encontra financeiramente e que todo o dinheiro que arrecada é para folha de pagamento, mas mesmo assim irá fazer todo esforço orçamentário para atender as necessidades dos resíduos sólidos.

Pediu também ao IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte), que ajudasse Lagoa Nova a resolver a questão de onde colocar o lixo, uma vez que o lixão do nosso município está estagnado, já não cabe mais nada. Onde precisa-se fazer um tratamento, e o município infelizmente vem sendo penalizado por essa questão.

Lagoa Nova

Prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos no TCE

Prefeitura Municipal de Lagoa Nova/RN, participou nesta quinta- feira (04), da 3° reunião com o Ministério Público de Contas TCE RN, o objetivo é o acompanhamento para com o município, para que o mesmo venha a se enquadrar dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, reduzindo seu limite de despesa com pessoal.

Estavam presentes o prefeito Luciano Santos e sua equipe e a pedido da procuradora Dra. Luciana Campelo, estavam presentes representantes do Poder Legislativo.

Na oportunidade a Dra. Luciana Campelo abordou vários pontos, em especial que o município faça uma força tarefa junto ao legislativo para voltar a se enquadra no limite de despesa com pessoal, pois a Câmara Municipal excedeu seu limite em 2018, ultrapassando 70%, o que implica diretamente no Executivo.

O prefeito Luciano Santos vem em uma luta constante desde o início da Gestão, buscando aumentar a receita, adotando medidas como, refis dos valores que estão escritos na dívida ativa, e para 2019 já foi enviado projeto de Lei para a Câmara.
O alavancamento da receita de ICMS que quase triplicou, o índice saiu de 0,2400 para 0,5499;
Contamos com o FPM que também teve um aumento de 12% com relação a março de 2018.
Outro ponto é a questão do Plano de Incentivo à Aposentadoria (PIA), que vem sendo trabalhado para cobrir possíveis perdas dos servidores que precisam se aposentar.

Todas essas ações conjuntas serão tratadas em um termo de Ajustamento de gestão (TAG), para que o município venha a se enquadrar.

O Executivo está ciente dos seus deveres e a Câmara Municipal foi convocada a cumprir o seu papel entrando em todo processo.

Lagoa Nova

Lagoa Nova se prepara para a 64° Festa do Agricultor

A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova/RN, através do Prefeito Luciano Santos e do Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Genilson Pinheiro Borges estiveram nesta terça-feira (02), na Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e da Pesca. Na pauta, os acertos iniciais com o Secretário Guilherme Saldanha para a 64ª Festa do Agricultor.

“Seremos parceiros de Lagoa Nova naquilo que nossa pasta pode contribuir e juntos promoveremos o maior evento voltado para o homem do campo.” Disse o Secretário Guilherme Saldanha.

Lagoa Nova » Luciano Santos

Prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, participa do I Encontro de Consórcios Regionais de Resíduos Sólidos do Ceará e do RN

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Seridó, Luciano Santos (MDB), esteve participando na ultima segunda-feira (1º) do I Encontro de Consórcios Regionais de Resíduos Sólidos do Ceará e do Rio Grande do Norte. O evento aconteceu na cidade de Limoeiro do Norte e teve como objetivo trocar experiências referentes a implantação de políticas públicas, para solucionar o problema do destino final dos resíduos sólidos produzidos nos municípios consorciados.

Além do prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, também participaram do encontro o secretário municipal de Meio Ambiente, João da Mata Bezerra e o coordenador Raione Richard. Na caravana do RN a prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo, que preside o Consórcio de Resíduos Sólidos da região Oeste e um representante da região Salineira.”O evento serviu para alinhar os estados em um mesmo discurso. Com toda demora, ficou visível que nosso projeto está mais avançado do que os consorciados do Ceará. Trocamos experiencias e ficou claro que cabe a cada município fazer sua parte”, contou Luciano.

Lagoa Nova » Saúde

SAÚDE: Lagoa Nova recebe médicos do Programa Mais Medicos

O Prefeito Luciano Santos recebeu na manhã desta quinta-feira (28), em seu gabinete junto ao Secretário de Saúde Bruno Carvalho, os novos médicos enviados pelo Governo Federal para o Programa Mais Médicos.

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como objetivo, suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.

Os médicos Aécio Júnior e Elania Jales, a partir de agora começarão a fazer parte do nosso time de médicos, para que assim possamos suprir as necessidades do nosso município, em relação à saúde.

“Peço ao Senhor e a Senhora médicos que estão chegando à Lagoa Nova, que tenham paciência com os usuários lagoanovense, atendam-os bem bem e contem com minha disposição para que a saúde municipal esteja bem.” Ponderou o prefeito Luciano Santos.

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!