Arquivos:

Lagoa Nova

LAGOA NOVA: Administração Luciano Santos consegue o feito de ter uma boa aprovação na área da Saúde Pública

Apesar das enormes dificuldades que toda Administração Municipal enfrenta, na área da Saúde, nos dias atuais, em Lagoa Nova o prefeito Luciano Santos vem conseguindo superar os desafios para oferecer um serviço de qualidade à população daquele município da Região Central Potiguar.

Os números de uma pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, em Lagoa Nova, comprovam que a Gestão de Luciano Santos tem conseguido avançar na Saúde Pública. Segundo dados da pesquisa, 19,2% dos entrevistados consideram os serviços prestados nos Postos de Saúde da Prefeitura como Ótimo e 48,5% como Bom. A soma dos quesitos totalizam 67,7% de aprovação.

Os entrevistados que acham Regular são 24,5%; os que consideram Ruim formam 2,2% e Péssimo 3%. Aqueles que não souberam responder totalizam 2,2%.

“Sou um dos maiores críticos do serviço público de saúde que é oferecido em nosso País. Contudo, em Lagoa Nova estamos priorizando o atendimento dentro do Município, dando celeridade aos exames requisitados pelos médicos da Rede Municipal”, comentou o prefeito Luciano Santos.

“Somos conscientes que temos muito a melhorar, mas estamos fazendo muitas coisas que nunca foram feitas aqui e em outros municípios. Lagoa Nova desponta com um serviço de saúde que tende a melhorar cada vez mais. Esta é nossa meta, nosso compromisso. Priorizamos o atendimento de saúde para nossos munícipes”, concluiu o prefeito.

A pesquisa foi realizada em outubro deste ano e ouviu 400 pessoas de 16 anos de idade e acima, nas zonas urbana e rural do município de Lagoa Nova. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Lagoa Nova » Rio Grande do Norte

Lagoa Nova assina TAG com o Tribunal de Contas do RN

Na manhã desta terça feira (11), o poder executivo e poder Legislativo estiveram presentes no Tribunal de Contas do Estado.

Na pauta, a assinatura do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão) pelo presidente do Legislativo, uma vez que o Prefeito Luciano Santos já havia assinado.

A Câmara Municipal também fica obrigada a ajustar suas contas, no que couber, nos moldes do TAG.
O termo foi originado de uma denúncia do vereador Val Araujo e resultou na Auditoria do Ministério Público que constatou que deve haver demissões de servidores já aposentados e servidores que tem acumulação de cargos.

Lagoa Nova

População de Lagoa Nova, no Interior do RN, é convocada por entidade nacional a dar destino correto ao lixo

Nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23) a população do município de Lagoa Nova, localizado na região do Seridó, a 169Km de Natal, será convocada para uma mudança de hábito: começar a fazer a separação do lixo em casa e nos pontos comerciais. Para chamar a atenção dos moradores sobre a importância deste gesto, está sendo organizada, na terça-feira, uma caminhada pelas ruas da cidade com a participação de estudantes, catadores, autoridades e moradores.

A iniciativa faz parte da campanha “Lagoa Nova Lixo Zero”, apoiada pelo Instituto Brasil Lixo Zero, entidade nacional que incentiva ações voltadas para a conscientização da população e suas responsabilidades na produção de resíduos sólidos e a destinação correta desses resíduos.

Lagoa Nova está entre as 140 cidades brasileiras que participam da Semana do Lixo Zero, que ocorre de 18 a 27 deste mês. As atividades de mobilização estão concentradas na zona urbana, distrito de Manoel Domingos, onde moram três mil pessoas, além de assentamentos rurais.

O município, com pouco mais de 15 mil habitantes, produz atualmente uma média de 66 toneladas de resíduos por mês. O descarte vem sendo feito há décadas em um lixão a céu aberto localizado próximo a um riacho do sangradouro da lagoa. Por causa disso, o Ministério Público Estadual entrou com uma ação contra o município por má gestão de resíduos e o Idema aplicou uma multa de R$ 300 mil caso não sejam adotadas medidas para gerir os resíduos de forma sustentável.

Assim, quando assumiu a Secretaria do Meio Ambiente de Lagoa Nova em 2017, o veterinário João da Mata Bezerra explica, se deparou com esse problema crônico, comum a muitos municípios brasileiros. “Nosso primeiro passo foi cadastrar todos os catadores do município e fundar a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, a ACMR. Desde então, assumimos o desafio de mudar a cultura da população para o descarte correto do lixo”.

A partir daí a coleta seletiva começou ainda de forma precária. A Prefeitura alugou um galpão para onde era levado o lixo bruto para que os catadores fizessem a triagem. Os materiais recicláveis eram separados e colocadas à venda em benefício dos catadores. Assim foi durante quase um ano. Em 2018, diante da impossibilidade da renovação do aluguel do galpão, os catadores voltaram a trabalhar no lixão. Foi quando a empresa Eólica Echoenergia, que atua na região, foi convidada a conhecer o projeto da unidade de triagem e os equipamentos necessários para que os catadores desenvolvessem o trabalho com condições adequadas.

Com a parceria firmada entre a Prefeitura, Associação dos Catadores e a Eólica Echoenergia, o projeto foi aprovado e, com recursos do BNDS, o galpão foi construído. A coleta seletiva está funcionando há 15 dias com 15 catadores trabalhando diretamente na triagem dos materiais. Mas é preciso mais, como aponta João da Mata: “Nossa meta é chegar ao ano que vem com pelo menos 40% dos moradores fazendo a separação em casa e contribuindo de forma consciente com a coleta seletiva. Estamos também envolvendo as crianças no Projeto de Educação Ambiental Lagoa Nova Limpa. Precisamos ainda encerrar o lixão de Lagoa Nova”.

No entanto, o Idema não aprovou nenhuma das nove áreas apresentadas pelo município que seriam destinadas ao aterro sanitário controlado. O prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos é o presidente Consórcio de Resíduos Sólidos do Seridó. O Consórcio integra 25 municípios que trabalham junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal e Procuradoria Geral da República na tentativa de instalar um aterro sanitário e encerrar os lixões. “Enquanto a situação não se resolve, o Idema nos autorizou a continuar colocando o rejeito não aproveitado pela coleta seletiva no aterro de Lagoa Nova”, explica Luciano Santos.

Até lá, o desafio imediato é conscientizar a população para a mudança de hábito. “Estamos chamando a atenção para a importância da separação do lixo nas fontes produtoras, que são as residências e os pontos de comércios. Para incentivar, estamos instalando ecopontos de coleta em locais estratégicos próximos a comércios e, futuramente, serão instalados em cada quarteirão, para que os moradores voluntariamente levem os materiais até o local”, planeja João da Mata.

Blog do FM
Lagoa Nova

Lagoa Nova, a cidade que está “Rindo a Toa”.

Na última sexta feira (18), a Prefeitura Municipal de Lagoa Nova lançou o programa Rindo a Toa, programa voltado a distribuição de próteses dentárias, na oportunidade foram distribuídas 400 unidades de pacientes que já vinham sendo acompanhados pelas equipes de saúde bucal do município.

“Não estamos entregando próteses, estamos entregando sonhos”, frisou o secretário de saúde Bruno Carvalho.

Lagoa Nova

SENAI e prefeitura de Lagoa Nova realizam cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova/RN, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o SENAI-RN, estará promovendo cursos de qualificação profissional.

As inscrições estão abertas a partir de hoje (15/10) até sexta-feira (18), para os cursos de:
. Pedreiro;
. Eletricista;
. Corte e Costura;
. Mecânico de motos.
Para todos os cursos, são ofertadas 15 vagas. Inscrições de 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social – Rua Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, nº 455, Centro.

Os pré-requisitos são idade mínima de 18 anos (exceto para o Curso de Pedreiro – a partir de 16 anos) e Ensino Fundamental completo.

Reúna seus documentos pessoais, o número do seu NIS e garanta já a sua vaga!

Lagoa Nova

Prefeito de Lagoa Nova anuncia programação social da Festa de São Francisco de Assis

Na tarde deste domingo (15) foi lançado oficialmente a programação da Festa de São Francisco de Assis, padroeiro de Lagoa Nova. A cerimônia aconteceu no espaço da feira livre com um almoço de adesão e contou com a presença do Padre José Mário, além do prefeito municipal Luciano Santos, autoridades, pastorais da igreja e a comunidade. Em sua fala o pároco saudou os presentes, falou da expectativa de mais uma festa e abençoou os alimentos. O prefeito contou da alegria em mais uma festa e anunciou as bandas que animarão os festejos.

No palco cultural “Raimundo de Bezinha” a animação ficou por conta da cantora Clau Viana e Robson Carneiro. O almoço de São Francisco é uma ação da paróquia que anuncia que a cidade começa a viver a sua festa.

A festa de São Francisco de Assis começa dia 24 de setembro e segue até o dia 04 de outubro. “Vamos comemorar uma grande apresentação do coral da matriz de São Francisco. Traremos de volta a Lagoa Nova, o Padre Nunes com seu show, além do diácono Adaildo Santos e o Negão Adorador que farão o show “Em tudo somos irmãos”. Na véspera do feriado, dia 2 de outubro, traremos Cavaleiros do Forró, o artista da terra Ary Maia e Raynel Guedes. Essa é a participação da nossa administração para a igreja. Sejam todos bem vindos e que São Francisco interceda por nós”, falou o prefeito.

PROGRAMAÇÃO

Dia – 1º de outubro – Após a novena de São Francisco:
Padre Nunes
Diácono Adaildo Santos e o Negão Adorador

Dia 02 de outubro – véspera de feriado dos Mártires de Cunhaú e Urauaçu:
Banda Cavaleiros do Forró
Ary Maia
Raynel Guedes

Ezequiel Ferreira » Lagoa Nova

Ezequiel tem requerimento atendido e duas motocicletas vão reforçar segurança de Lagoa Nova

O município de Lagoa Nova, no Seridó que tem grande parte da população residindo em distritos rurais foi contemplado com duas motocicletas para a Polícia Militar.

A ação atende requerimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. “Estamos empenhado para conseguir mais reforços e melhorar a cada dia a segurança de Lagoa Nova, que tem 15 mil habitantes”, explicou o ministro prefeito Luciano Santos, que estava ao lado do Sargento, Leoflávio Galvão, comandante do Destacamento Policial.

Lagoa Nova

”Não morri porque estava preso”, revela homem preso com drogas e arma em Lagoa Nova

A PM de Lagoa Nova prendeu na noite desta quarta (21), Francisco Alessandro Tietra dos Santos, conhecido por Valente, onde na casa do mesmo, foi encontrado uma arma artesanal e uma quantidade de drogas. Valente é conhecido da policia, que já tem inúmeras passagens, ainda quando menor, disse que não morreu na época em que bandidos mataram cinco pessoas de sua família, porque estava preso.

BLOG DO JOTA DANTAS
Lagoa Nova

LAGOA NOVA: Prefeito Luciano visita chefe do gabinete da PM

Ainda cumprindo agenda na cidade do Natal/RN, nesta última quinta-feira (15), o prefeito Luciano Santos, esteve entregando ao Chefe de Gabinete do Comando Geral da Polícia Militar, ao Tenente Coronel Ezaú Macedo, uma correspondência, requisitando uma nova viatura ou o recondicionamento da que foi avariada recentemente, para que o município mantenha-se com duas viaturas.

“Devemos destacar que só uma viatura para guardar a segurança é inviável, e nós temos homens. Conseguimos também no comando, diária suplementares para aumentar o número de efetivos no município”, frisou o prefeito Luciano Santos.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!