Arquivos:

Barragem de Oiticica » Jucurutu

Ainda em construção, barragem de Oiticica está perto de ‘sangrar’

Com 70% de obras realizadas – pelo menos na parte estrutural – a barragem de Oiticica, em Jucurutu, região Oeste potiguar, acumula 5 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. Isso representa menos de 1% da capacidade total prevista para a barragem, mas a imagem já chama a atenção de quem visita a região.

Um vídeo feito pelo secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Assu e assessor do movimento dos atingidos pela construção do Complexo Barragem de Oiticica, Procópio Lucena, mostra uma calha secundária da barragem, com a água prestes a “sangrar”.

“É esta calha que ficará aberta para o escoamento das águas do rio Piranhas até que todas as obras sociais do Complexo barragem de Oiticica sejam concluídas. Só após isso, ela será fechada. Fruto das chuvas as águas desta calha, a água está transbordando em direção a Jucurutu-Barragem Armando Ribeiro”, afirmou Procópio.

A imagem foi confirmada pelo secretário de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti. De acordo com ele, trata-se do braço esquerdo do rio, que foi deixado com a “cota” (altura) mais baixa justamente para sangrar e não atrapalhar os serviços que estão sendo feitos em outras partes da barragem. “A cota nessa parte está em 88, até que a obra termine. Então ela irá para 115 – um metro a mais que a principal, que vai ter um 114”, explicou o secretário.

A “sangria” na região não causa risco às obras, nem aos moradores da região, segundo o secretário. De acordo com ele, na repactuação da obra ficou definido o prazo até dezembro deste ano para que a barragem seja concluída. Ainda segundo ele, o que mais o preocupa atualmente são as obras “sociais”, que envolvem transferência de moradias, por exemplo.

“As obras sociais estão um pouco mais atrasadas. Vamos nos empenhar mais nessa parte para poder concluir o quanto antes”, disse o secretário.

G1 RN
Jucurutu

JUCURUTU: raio mata animais em propriedade rural no município

Imagem: Igor Araujo

As precipitações que caíram na noite desta quarta (16), na cidade de Jucurutu no interior do Rio Grande do Norte vieram acompanhadas de vento, raios e trovões.

Segundo conta um morador do Sítio Arroz, pelo menos uma vaca e um porco foram atingidos pela descarga elétrica. Ele não tem dúvida de que os animais morreram durante o temporal.

Com informações Blog Edilson Silva
Jucurutu » Policial

Empresário é assassinado em comunidade no município de Jucurutu

O empresário Henrique Lopes foi assassinado na manhã deste sábado, 12, no município de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. As primeiras informações apontam que a vítima foi alvo de uma emboscada em uma estrada de terra.

O corpo do empresário foi encontrado dentro do veículo em que dirigia, na Comunidade Barra de Santana, crivado de balas. Ele foi alvejado várias vezes na cabeça. A motivação do crime é desconhecida.

O empresário Henrique de Barra, como era mais conhecido, era agropecuarista e proprietário de posto de combustíveis na região.

Abastecimento » Jucurutu

JUCURUTU: Dano em adutora interrompe abastecimento de água na cidade

Morador mostra torneira seca por falta de água na cidade.

A cidade de Jucurutu, vai ficar pelo menos 72h com o abastecimento de água interrompido. Uma obra no sistema de drenagem de águas pluviais realizada na cidade pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) atingiu a adutora da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) que abastece o município.

De acordo com a Companhia de Águas, trata-se de uma adutora de Caicó que tem derivação para Jucurutu, às margens do rio Piranhas.

Ainda segundo a Caern, a intervenção para reparo é “de grande complexidade técnica” e vai demandar pelo menos 72 horas para ser finalizada pela construtora que trabalha na obra. A Companhia informou que será necessário esvaziar toda a água da adutora para, somente então, iniciar o reparo. “Além disso, o material é de difícil aquisição, portanto, o trabalho poderá se estender por mais tempo”, diz a nota da Caern.

A população deve redobrar o racionamento com a água que possui disponível em seus reservatórios, até que a situação se restabeleça.

G1 RN
Investimento » Jucurutu

JUCURUTU: Governador anuncia investimentos para cidade

O governador Robinson Faria anunciou na tarde desta quarta-feira, 12, em Jucurutu, a 290 quilômetros de Natal, que o município está contemplado com investimentos para a implantação do anel viário, pavimentação da estrada de acesso à Serra de João do Vale e para construção da Central do Cidadão.

“O nosso governo cumpriu todas as metas do empréstimo ao Banco Mundial e por isso ele terá continuidade na próxima gestão”, afirmou o Governador.

Robinson ressaltou a importância das três obras para aquela cidade e municípios vizinhos. “São investimentos importantes, que irão melhorar a mobilidade no município e na região. A estrada para a Serra de João do Vale vai permitir o crescimento do turismo e incentivar a produção agrícola. A Central do Cidadão vai levar serviços essenciais à população com agilidade, conforto e próximo ao local de moradia”, considerou.

Blog Jair Sampaio
Jucurutu » Policial » Rio Grande do Norte

POLICIAL: PM age rápido e ação termina com dois bandidos baleados após assalto em Jucurutu

Um assalto a um mercadinho foi registrado na tarde deste sábado (10) no bairro Cohab em Jucurutu. Os dois acusados foram seguidos pela Polícia Militar logo após o assalto e reagiram a tiros ao trabalho da Polícia Militar, que revidou na mesma proporção e conseguiu neutralizá-los.

Os acusados foram baleados e socorridos para o hospital local.

A população de Jucurutu apoiou a ação e aplaudiu o trabalho da PM.

Uma testemunha do crime, que contou os detalhes: “Foram muitos tiros, mas a PM chegou muito rápido, e isso foi o bastante para nos deixar tranquilos”, disse um vizinho do mercadinho.

Jucurutu

Juiz destina dinheiro de penas pecuniárias para projeto social em Jucurutu

O juiz Mark Clark Santiago, titular da comarca de Jucurutu, determinou a destinação de R$ 13 mil ao projeto social Polícia Mirim, “Jovens Cidadãos”, existente naquela cidade.

O dinheiro, proveniente da aplicação de penas pecuniárias (medida alternativa à prisão, que pune por meio de multas, infratores que cometem delitos de menor potencial ofensivo), será destinado através do Edital nº 001/2017, que determina a apresentação de projetos para o cadastramento de instituições públicas e privadas aptas a receberem o beneficio.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável de Jucurutu (ADESJ), responsável pelo projeto, solicitou o recurso para a compra de fardamento, que será produzido por uma costureira local, e outros gastos. A entidade terá o prazo de 30 dias para apresentar a prestação de contas.

Jucurutu

Abertas inscrições até 5 de outubro para estagiário de pós graduação em Jucurutu

O juiz Mark Clark Santiago, titular da comarca de Jucurutu, autorizou a abertura de inscrições para o processo seletivo de Estagiário de Pós Graduação Remunerado, com a previsão de uma vaga e classificação até o sexto lugar, para a formação de cadastro de reserva, dentro do prazo de validade do certame. O edital se baseia na resolução nº 10/2017 do TJRN.

Dentre os requisitos, os interessados deverão estar matriculados, com frequência obrigatória, em instituição de ensino superior e não poderá ter vínculo profissional ou de estágio com sociedade de advogados ou advogado e não ser titular de mandatos eletivos, federal estadual ou municipal. O candidato também não deve ser policial civil ou militar, dentre outros itens definidos no edital. (mais…)

Jucurutu » Vaquejada

JUCURUTU: Parque Manoelzinho Pereira já liberado pelo Corpo de Bombeiros; 34ª Vaquejada acontece neste fim de semana

Bombeiros conferindo o novo projeto da estrutura do Clube do Vaqueiro

Conhecida como uma das melhores vaquejadas do Rio Grande do Norte, a tradicional Vaquejada de Jucurutu tem início nesta sexta-feira (14).

Para garantir a segurança dos vaqueiros e de todas as pessoas que irão prestigiar a festa de mourão 2018, os organizadores do evento agilizaram, com antecedência, todas as solicitações exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Reforma e adequações foram feitas com o apoio da Prefeitura Municipal.

E pra vaquejada ficar ainda melhor, grandes shows acontecerão no Clube do Vaqueiro. Na sexta (14) a festa contará com a revelação do RN, Henry Freitas e o vaqueiro da sanfona, Edyr Vaqueiro. Já no sábado (15) o público prestigiará pela primeira vez em Jucurutu o sanfoneiro, cantor e compositor Caninana do Forró. E para incendiar ainda mais o sábado de vaquejada, Zé Cantor & Solteirões do Forró irão fazer a festa até amanhecer o dia. A noite ainda contará com a prata da casa, Kiko Almeida. Já no domingo (16) os shows ficam por conta de Dalva Freitas, Zé Sanfoneiro e Tonny Show.

Esse ano o evento do Clube do Vaqueiro não terá divisão de espaço. Outra modificação para melhor comodidade dos participantes será a montagem do palco. A estrutura será montada com no máximo 1,5 metros de altura, deixando assim os artistas mais próximos do público.

Com R$ 25 mil em prêmios e grandes shows, a 34ª Grande Vaquejada de Jucurutu promete atrair o público não só da cidade, mas de todo o Estado. A expectativa é de lotação no Clube do Vaqueiro.

Os ingressos estão sendo vendidos nas lojas Calle (Jucurutu, Caicó e Currais Novos) e na Massas Jucurutu.

Lembre-se de levar seus óculos escuros, a tradição em Jucurutu é até amanhecer o dia!

Clube do Vaqueiro já pronto para receber o grande público nos dias 14, 15 e 16 setembro

Imagem aérea do Parque Manoelzinho Pereira

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!